terça-feira, 27 de julho de 2010

Sociedade petropolitana discute Plano Diretor

Presidente da Comissão Especial ouve propostas

O vereador Thiago Damaceno, líder do Partido Verde na Câmara e presidente da Comissão Especial do Plano Diretor do Município, participou ontem de reunião com integrantes do Comitê Gestor do Portal Comunitário www.dadosmunicipais.org.br. No encontro, o grupo se colocou à disposição para ajudar na elaboração do plano.

Philippe Guédon, integrante da equipe, alertou para a necessidade de uma discussão ampla e de um plano mais consistente. “Não há como se considerar um Plano Estratégico do qual estão ausentes as maiores unidades orçamentárias, algo como 80% a 90% do Orçamento”, declarou, destacando que o plano final precisa ter maior profundidade.

Guédon alertou ainda para que não se trate da mesma forma o Plano Diretor e os anexos, que, em sua visão, deveriam ser denominadas de “Plano Estratégico”. Ele afirmou que os anexos, da forma como estão, dificilmente poderão ser aproveitados.

De acordo com o grupo, os chamados "anexos" dificilmente poderão servir de base para um trabalho efetivo no próximo futuro. “Desconhecemos o organograma oficial da PMP; a Águas do Imperador não se deu ao trabalho de remeter o seu; a Secretaria de Educação publicou o seu Plano Setorial em separado, o Plano de Turismo foi remetido em separado para a Câmara, como vai sê-lo o de Cultura; e a Saúde sequer se deu ao trabalho de anexar algum Plano”,declarou Guédon. Segundo ele, é preciso uma grande discussão antes de o plano ser aprovado. “Algo que não é feito há 30 anos não pode ser resolvido em poucos meses”, declarou.

O vereador Thiago Damaceno afirmou que a divulgação do plano e discussão pela sociedade é fundamental. “Fiz proposta para alteração do regimento interno da Câmara, para discutir o Plano Diretor. A princípio, seria um período de quatro meses, mas, por quaisquer motivos exteriores, pode ser estendido”, declarou.

O vereador garantiu que já solicitou à Câmara dos Vereadores a disponibilização do plano pela internet. “Inclusive, o documento será enviado em formato eletrônico, para poder ser divulgado”, anunciou, afirmando que a medida ampliará a discussão com a sociedade. Os dados serão encaminhados também para o portal Dados Municipais. “Meu maior interesse é, como presidente da comissão, ser um instrumento, como representante da sociedade”, disse o vereador.

Antes mesmo da entrega, o vereador se colocou à disposição do grupo para a discussão do plano, e pretende fazer reuniões com a sociedade em outros bairros, para ampliar a participação popular e o debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário