sábado, 7 de agosto de 2010

Bomtempo propõe universidade gratuita em todo o estado

O candidato a deputado estadual, Rubens Bomtempo (PSB), quer ver o sonho da universidade gratuita virar realidade em todo o estado. Para isso, vai propor a criação de uma lei que garanta as vagas por meio de convênio entre o Governo do estado, prefeituras e instituições de ensino superior, assim como fez em Petrópolis quando foi prefeito. As bolsas integrais serão destinadas a alunos que concluíram o ensino médio nas escolas da rede pública de seus municípios. Eles farão vestibular para as faculdades conveniadas que deverão ter recebido nota máxima do MEC para se habilitarem a receber os recursos públicos.

“Com essa lei, estaremos ampliando a política de inclusão social pela Educação. Tenho certeza que mudaremos a realidade de muitos jovens em todo o estado que poderão ter acesso ao ensino superior e que já estavam sem perspectiva de futuro e acabavam perdendo o estímulo com os estudos”, afirmou Bomtempo, acrescentando que em Petrópolis o convênio beneficiou 500 estudantes. “Essa é a parceria que dá certo porque terá o envolvimento dos governos estadual e municipal na perspectiva de oferecer uma educação cada vez melhor para os estudantes”, ressaltou o candidato da Frente de Mobilização Popular.

Além das 30 escolas e creches que construiu, Bomtempo fez a educação na cidade avançar trazendo para Petrópolis a universidade técnica federal – Cefet, a universidade pública a distância – Cederj, abrindo turmas de aceleração escolar e alfabetização, o Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI), e investindo na qualificação dos professores com o financiamento de cursos de graduação e pós-graduação.

O funcionário público aposentado Noé de Moura, declarou apoio a Bomtempo e disse que a juventude ganhou muito com as escolas que ele construiu. “Com a eleição de Bomtempo, Petrópolis tem muito a ganhar porque ele foi um grande prefeito para a cidade e será um ótimo deputado”, afirmou Noé.

A dona de casa Rosângela de Freitas Tavares disse que apóia Rubens Bomtempo desde a primeira campanha. “Não voto nele por política, voto nele de coração porque seu que ele luta por Petrópolis. Ele vai ser bom para o Estado porque como prefeito ele foi o melhor. O povo quer a eleição de Bomtempo”, afirmou Rosângela.

Outras propostas de Bomtempo na área da educação são o ensino integral co-financiado pelo estado e prefeituras, com prioridade nas áreas mais carentes, material escolar mais barato com o governo estadual abrindo mão da cobrança de impostos e vagas nas escolas técnicas profissionalizantes para pessoas cadastradas no Bolsa-Família. Bomtempo quer ainda a criação de Centros de Formação Profissional e expansão dos pólos do Cederj e dos Ceteps, com ensino de informática e inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário