quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PROJETO DESPERTAR PARA A MODA ACONTECE NO CENTRO DE MODA E SERVIÇOS DA RUA TERESA

O Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa recebe neste sábado (28/08) o Projeto Despertar para a Moda do Senai Moda. Vinte alunos entre 11 e 15 anos da Comunidade São Charbel, no Caxambu, serão os primeiros a passar o dia inteiro no Centro de Moda, aprendendo sobre todos os processos que envolvem a confecção de roupas, desde a criação até o molde, a precisão dos cortes e o seu fechamento.

A ideia do projeto, criado em 2008 pelo Sistema Firjan, é o de sensibilizar jovens e crianças para valorizar as profissões relacionadas à cadeia produtiva da moda, descobrindo assim novos talentos. Há dois anos, os padrinhos do projeto no Rio foram estilistas famosos como Carlos Tufvesson, Alessa Migani e Jacqueline di Biase. Eles serviram de exemplo para mostrar que além da criatividade, a moda pode se tornar um bom negócio. O segmento é hoje o terceiro empregador do Estado, mas sofre com a baixa renovação de mão-de-obra.

Profissionais especializados do Senai Moda em Petrópolis serão os anfitriões dos jovens participantes, que farão uma série de oficinas de 9 às 17 horas e ainda testarão sua criatividade em tecidos doados por empresários da Rua Teresa. A costumização de peças vai ser feita no próprio local e os jovens alunos poderão conhecer os ofícios de costureira, modelista e pilotista, entre as diversas fases da confecção industrial.

O cronograma prevê ainda participação de mais quatro comunidades do município até dezembro. A vinda do projeto para a serra partiu das discussões sobre a cadeia produtiva local e suas necessidades durante as reuniões do Conselho Gestor da Moda de Petrópolis, que reúne as principais entidades ligadas ao setor. Depois do segmento de petróleo e da construção civil, a moda é responsável por mais de 90 mil empregos em todo o Estado, grande parte em polos como o de Petrópolis. O setor é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro, por gerar oportunidade de trabalho e renda em todas as regiões fluminenses.

Serviço
Projeto Despertar para a Moda – Senai Moda/ Sistema Firjan
Em Petrópolis, por meio do Conselho Gestor da Moda
Primeira data: 28/08, de 9 às 17h
Local: Centro de Moda e Serviços da Rua Teresa – Rua Aureliano Coutinho, esquina com 24 de Maio, s/n
Tel.: 24 2245 0808 (Centro de Moda) / 24 2231 9834 (Senai Moda no local)
Cronograma para os próximos meses: 25/09, 16/10, 27/11, 11/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário