segunda-feira, 6 de setembro de 2010

11º CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICO-ONCOLOGIA

Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos é convidada para participar de debates

O 11º Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia será realizado de 22 a 25 de setembro no Colégio Brasileiro de Cirurgiões que fica localizado na Rua Visconde de Silva, 52 – Botafogo - Rio de Janeiro – RJ. O encontro destinado aos pacientes oncológicos de todo o país contará com a participação de membros da APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos em duas palestras durante a programação.

Para participar da mesa de debate intitulada “O que minha instituição tem a oferecer ao paciente com Câncer?” a fisioterapeuta e Relações Públicas da Instituição, Renata Lopes Pacheco, foi convidada e já confirmou a presença.

“Atuo na APPO há 5 anos e há 1 ano faço parte da diretoria. Conheci a associação através da minha tia que teve câncer de mama e foi voluntária da Associação no seu início e durante alguns anos. Faço parte da diretoria por acreditar que esta Associação possa contribuir muito para a conscientização da detecção precoce do câncer e para o sucesso terapêutico de muitos pacientes. Sou voluntária da APPO por respeito ao próximo. Poder ajudar o próximo é algo que não é para qualquer pessoa. A gente não aprende a ser voluntário, nasce voluntário. A APPO na minha vida é sinônimo de aprendizado sempre. Colaborar para aliviar o sofrimento de alguém é algo inexplicável”, detalha Renata.

Já na mesa de debate “O câncer bateu à minha porta” a representante da APPO que vai estar presente é Sonia Leite. “Como voluntária estou voltando após o Outubro Rosa 2009, mas antes disso trabalhei em prol da Instituição por 08 anos seguidos, tendo sido presidente da Associação. Atualmente estou voltada para a divulgação da causa, tal como a participação em programas de TV, na Prefeitura Itinerante e demais eventos de conscientização. A minha motivação em fazer esse trabalho foi por eu ter passado pelo câncer e ter visto de perto a quantidade de pessoas que precisavam de apoio, de ajuda, de vários tipos de ajuda e eu, como paciente que estava bem, podia fazer alguma coisa em prol desses pacientes. A sensação de trabalhar em prol da APPO é muito pessoal, é uma sensação de poder ser útil, de saber que eu posso de alguma maneira minimizar o sofrimento dessas pessoas. Sei que tudo que estou fazendo é algo em prol de pessoas que precisam moralmente e socialmente”, explica emocionada.

De acordo com Renata Lopes a participação no 11º Congresso é de suma importância devido ao estreitamento de relação e troca de experiência com outras instituições e também para dar visibilidade aos trabalhos executados pela APPO como uma importante ONG que milita no campo da oncologia no Brasil.

Além da APPO, instituições de renome nacional como a ABRALE - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, ABRAPAC - Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes de Câncer e Oncoguia, maior portal de informação para pacientes oncológicos na Internet, também estarão presentes no evento.

As inscrições para o evento são gratuitas e mais informações podem ser obtidas através do site http://www.congressosbpo2010.com.br/.

SERVIÇO

Ana Cristina Coelho Matos – Presidente da APPO
(24) 2244-2005 ramal 225 / (24) 8111-9080
anacristina@ctopetropolis.com.br

APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos
Shopping Alberto Pereira Dias
Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232
Alto da Serra – Petrópolis/ RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário