terça-feira, 12 de outubro de 2010

CAMINHADA CONTRA O CÂNCER DE MAMA SERÁ REALIZADA DIA 30 DE OUTUBRO

Evento teve de ser adiado devido às fortes chuvas no sábado passado

A caminhada Saúde da mama, uma nova caminhada 2010, será realizada no sábado, dia 30 de outubro a partir das 17h com concentração na Catedral São Pedro de Alcântara a partir das 15h30.

“Diferentemente do que foi divulgado para a caminhada que seria realizada no dia 09 de outubro, na nova data da caminhada o trajeto tem inicio na Rua São Pedro de Alcântara, segue para a Rua Imperatriz, Rua Imperador, Rua Dr. Nelson Sá Earp e termina da Praça da Liberdade”, explica Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO.

O trecho a ser percorrido e pretendido pela equipe da Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos é o mesmo realizado no ano de 2009, primeiro ano da campanha na cidade, e que foi um completo sucesso de público, mais de 2mil pessoas, e de visibilidade.

“Ficamos muito tristes com o frio excessivo e a forte chuva do último sábado, dia 09 de outubro, e por isso fomos obrigados a adiar a caminhada, pois somos co-responsáveis pela saúde das pessoas que estão unidas a nossa campanha e principalmente com a saúde dos pacientes oncológicos da cidade que sempre estão juntos conosco. Nossa maior alegria foi saber que mesmo com chuva mais de 450 pessoas estiveram no local da concentração e já confirmaram presença no próximo dia 30 de outubro”, declarou Ana Cristina.

De acordo com a presidente da APPO, a associação, através de patrocínios, conseguiu produzir 3mil camisetas e 3mil bonés da campanha que serão distribuídos no dia da caminhada. “As camisetas e os bonés são muito importantes para que as pessoas que não estão na caminhada e que a virem passar entendam as proporções da ação e a importância do movimento para a cidade. Além disso, queremos que as camisetas sejam usadas ao longo do ano pelas pessoas e dessa forma que a prevenção e detecção precoce do câncer de mama seja divulgada diariamente”, explica.

A Associação informa que as camisetas e os bonés serão distribuídos em frente a Catedral São Pedro de Alcântara a partir das 15h30 em três barracas, separadas por tamanho das peças (P, M e G/ GG), que foram oferecidas pela Prefeitura Municipal de Petrópolis. “É importante que as pessoas cheguem com certa antecedência para que não haja tumulto e principalmente devido ao fato de a quantidade ser limitada”, declara Ana Cristina.

Durante a caminhada carros de som vão veicular a música Adeus câncer de mama. Escrita pelo Musicoterapeuta Nelson Vieira Barreto com a colaboração do Mastologista Ângelo Gustavo ZuccaMatthes, letra e música foram doadas para a Fundação SOBECCan - Hospital do Câncer de Ribeirão Preto que distribui para as associações da causa em todo o país através da equipe da Susan Komem no Brasil.

A letra é de simples entendimento e fixação e o refrão afirma que é melhor se prevenir do que remediar, já que o câncer de mama está aí e que as pessoas não podem se arriscar.

A caminhada e a campanha de 2010 querem enfatizar a qualidade. Para a APPO – Associação Petropoliatana dos Pacientes Oncológicos, Qualidade é vida e por isso a associação levanta a bandeira da importância da Qualidade na Informação, da Qualidade na Mamografia, da Qualidade no Diagnóstico e da Qualidade no Tratamento.

Mais informações e agendamento de palestras pode ser obtidos através dos telefones (24) 2244-2005 ramal 225 e (24) 8111-9080 ou do e-mail anacristina@ctopetropolis.com.br.



ADEUS CÂNCER DE MAMA

Autor: Nelson Vieira Barreto - Musicoterapeuta
Colaborador: Ângelo Gustavo ZuccaMatthes - Mastologista
Doada para: Fundação SOBECCan - Hospital do Câncer de Ribeirão Preto

É melhor se prevenir do que remediar
A doença ta aí e eu não posso me arriscar

O câncer de mama é o mais temido entre as mulheres do Brasil
Vamos todos juntos acabar com esse mal e mudar esse perfil
Para quem não sabe e quer aprender essa grande lição
Ele pode aumentar e até se espalhar para outra região

É melhor se prevenir do que remediar
A doença ta aí e eu não posso me arriscar

Após a menstruação se encontrar algum caroço ou qualquer alteração
É melhor ficar de olho e logo procurar uma orientação
Exame médico e mamografia são uma conduta anual
Câncer de mama tem cura, faça sua parte para você ficar legal

É melhor se prevenir do que remediar
A doença ta aí e eu não posso me arriscar

Adeus câncer de mama, adeus coisa ruim
Eu quero ver você bem longe de mim
Meu corpo é um amigo, você não vai me atacar
Te dou um beijo pela vida, pois eu preciso me amar

É melhor se prevenir do que remediar
A doença ta aí e eu não posso me arriscar

SERVIÇO
Saúde da mama, uma nova caminhada 2010
Data: 30/10/2010
15h30 – Concentração na Catedral São Pedro de Alcântara
17h – Saída da caminhada

Trajeto da caminhada: Rua São Pedro de Alcântara, Rua Imperatriz, Rua Imperador, Rua Dr. Nelson Sá Earp e Praça da Liberdade.

Realização: APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, CTO – Centro Terapia Oncológica e Grupo Realizar.

Apoio: Prefeitura Municipal de Petrópolis, Conselho de Ministros Evangélicos de Petrópolis, Catedral São Pedro de Alcântara

Parceiros: Unimed Petrópolis, LIBBS Oncologia, Over, Bayer, Bramil Supermercados, Eurofarma, Euromed, Paclimed – Produtos Oncológicos, NC Produtos Hospitalares, 2M Prestações de Serviços, Sandoz, JIT Distribuidora e Comunicação Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário