quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bernardo Rossi e Paulo Igor pedem recontagem da população e anunciam comissão para estudar motivos de retração no crescimento da cidade

Os vereadores Bernardo Rossi e Paulo Igor, ambos do PMDB, vão formalizar, junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pedido de recontagem da população de Petrópolis. Atual presidente da Câmara de Vereadores e deputado eleito, Bernardo Rossi acredita que o processo de reavaliação deve ser acompanhado de perto, por isso, trabalha em sintonia com Paulo Igor, futuro presidente da Câmara, já eleito. Os vereadores anunciaram ainda que, independente da recontagem confirmar o número apontado na prévia apresentada nesta terça-feira (23/11) pelo escritório local do IBGE, vão propor a instituição de uma comissão, formada por vereadores e a sociedade civil organizada, para estudar os entraves ao crescimento da cidade.

- São duas situações: uma pontual, que reflete diretamente nos repasses que Petrópolis recebe e outra, a médio e longo prazos, de mais retração e menor crescimento se a situação não for corretamente avaliada e revertida", pontuam Bernardo Rossi e Paulo Igor. Para os vereadores, não se coloca em discussão o sério trabalho do IBGE. "Uma nova análise vai tirar qualquer dúvida e dar tranquilidade para planejarmos, com segurança, o futuro".

Para Bernardo Rossi, os números preliminares mostram uma retração populacional que pode estar ligada à falta de investimentos em formação educacional e profissional e oportunidades no mercado de trabalho. "Pode ser influenciada por falta de oferta de moradias, transporte e outros fatores. Identificando as causas podemos corrigir o rumo", aponta Bernardo Rossi.
Entidades representativas da sociedade podem colaborar com a comissão que terá ainda a tarefa de avaliar números oficiais e pesquisas já consolidadas como o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) que mapeia educação, saúde e emprego em todos os municípios brasileiros estabelecendo um ranking entre as cidades baseada em números do governo.

- É importante, agora que Bernardo Rossi vai nos representar na Alerj, que haja sintonia entre os legislativos municipal e estadual e que a Câmara de Vereadores dê continuidade ao que está em curso, ao que está se propondo agora, no caso a questão do Censo. Na minha gestão como presidente da Câmara de Vereadores, vou dar sequencia a esta proposta que vai, inclusive, nortear os projetos e indicações dos vereadores", analisa Paulo Igor.

Os números apresentados nesta terça-feira pelo IBGE apontam uma população de 288.754 habitantes. O IBGE garante que existiriam mais 1.921 domicílios fechados. Nestes locais há indicativos de moradores, de acordo com os recenseadores, mas ninguém foi encontrado para responder à pesquisa. Considerando que em média existem 3,7 moradores em cada domicílio, este quantitativo será calculado e adicionado aos números- dentro de uma estimativa permitida no Censo -o que aumentará em 5.898 pessoas, elevando o número total para 294.652 habitantes. Restam ainda serem contabilizados os números apurados hoje (quarta-feira) ontem e na segunda-feira. Ainda assim, a expectativa é de que a população não chegue aos 300 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário