sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SAV ENCERRA TEMPORADA DE CONCERTOS COM HOMENAGEM A CHOPIN




No último concerto deste ano, Sociedade Artística Villa-Lobos faz grande homenagem ao compositor polonês com obras-primas e canções inéditas


Para fechar a temporada de concertos de 2010 com chave de ouro, a Sociedade Artística Villa-Lobos preparou um concerto especial em homenagem aos 200 anos do nascimento de Chopin. No próximo sábado, dia 27, às 17h, quem se apresenta no Theatro D. Pedro são os jovens artistas Marcello Sader (tenor), acompanhado da pianista Dília Tosta; e a pianista Sylvia Thereza.

O recital começa com obras praticamente inéditas no Brasil: 5 canções do Op. 74 de Chopin, nas quais o autor demonstra uma verve dramática e contundente. Tais peças revelam ao grande público uma faceta desconhecida de Chopin, uma vez que este nunca foi exaltado como autor de obras para canto. Após breve intervalo, o concerto prossegue com algumas das maiores obras-primas não só do período Romântico como também do repertório pianístico universal: as quatro baladas (Op.23, Op.38, Op.47 e Op.52). Nelas, Chopin comprova uma musicalidade de altíssima beleza e complexidade.

Sábado, 27 de novembro às 17h

Tenor – Marcello Sader
Piano – Dília Tosta
F.Chopin Canções Op.74
(1810-1849)
- Primavera (nº 2)

- O Fim Duplo (nº 11)

- O Rio Triste (nº 3)

- Melodia (nº 9)

- O Guerreiro (nº 10)

Piano – Sylvia Thereza

F.Chopin Balada Op. 23, em Sol menor
(1810-1849)
Balada Op. 38, em Lá Maior

Balada Op. 47, em Lá b Maior

Balada Op. 52, em Fá menor

Marcello Sader, tenor


Marcello Sader é bacharel em canto pela UFRJ. Em ópera cantou papéis principais em O Elixir do Amor, Cosi Fan Tutte e O Rapto no Serralho, entre outros. Cantou também oratórios e missas de Bach, Händel, Haydn, Mozart, etc; e atuou como camerista em salas importantes do Rio de Janeiro e São Paulo. No teatro, atuou no musical Um Homem Célebre, em bem-sucedida temporada no CCBB- Rio, com direção de Pedro Paulo Rangel. Atua também como preparador vocal do Coral FIOCruz desde 2003. Neste recital será acompanhado pela pianista Dília Tosta.


Sylvia Thereza, piano

É um dos grandes jovens talentos do piano brasileiro. Sylvia Thereza conquistou, entre muitos outros, os primeiros prêmios nos concursos Arte Viva (SP), Arnaldo Estrella (MG) e Lorenzo Fernândez (RJ). Estudou com Maria da Penha, prosseguindo seus estudos nos EUA com a célebre pianista russa Bella Davidovich. De volta ao Rio de Janeiro, aperfeiçoou-se com Myrian Dauelsberg e tornou-se assistente de Maria João Pires. Atuou com as principais orquestras (entre elas a OSESP, com o 3º de Prokofiev) e em séries importantes de recitais de todo o Brasil. Foi recentemente solista da Young People Orchestra em turnê nacional nos Estados Unidos. Tem feito diversas turnês pela Europa com grande sucesso de público e crítica.



MARCELLO SADER (TENOR) ACOMPANHADO DE DÍLIA TOSTA (PIANO) E SYLVIA THEREZA (PIANO)
DIA 27 DE NOVEMBRO, às 17h
Teatro Municipal de Petrópolis/Theatro Dom PedroPraça Expedicionários, s/nº – Centro - PetrópolisIngressos: R$30 (inteira)
R$15 (sócios, estudantes e idosos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário