quarta-feira, 30 de março de 2011

PREFEITO ANUNCIA CRIAÇÃO DA PROVA PETRÓPOLIS


A Educação do município foi presenteada no dia do aniversário do Prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi. O chefe do Executivo, ao lado da primeira dama e madrinha da Educação, Marileine Mustrangi, anunciou na noite de segunda-feira (28) a criação da “Prova Petrópolis”, iniciativa inédita na cidade que irá verificar o desempenho dos alunos e os casos problemáticos para a melhoria do ensino na rede pública municipal.

Petrópolis tem hoje 29 escolas municipais acima da média Brasil no 5º ano e 16 no 9º ano, e 39 escolas do 5º ano e 20 do 9º ano acima da média Petrópolis. O objetivo do prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, é melhorar cada vez mais o ensino nas escolas municipais e, consequentemente, o desempenho dos alunos na Prova Brasil para garantir um alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na cidade.

“Temos um compromisso com a Educação e, por isso, queremos melhorar sempre mais. Se a Prova Brasil é um desafio nacional é também um desafio de todos nós, para que esse País tenha orgulho e possa dizer que tem uma educação de qualidade. Cada um tem que fazer sua parte e, por isso, criados a Prova Petrópolis para que o ensino na nossa cidade possa melhorar. É importante ressaltar também que a Prova Petrópolis tem a necessidade do envolvimento dos pais no processo dos alunos”, disse o prefeito.

A “Prova Petrópolis” será no dia 28 de maio e a Prova Brasil acontece em novembro. Assim, na volta das férias já haverá o resultado da Prova Petrópolis para verificar os resultados para trabalhar as áreas deficitárias.

“Nossa estratégia é ajudar, por isso, a Prova Petrópolis é só nossa. Será como um check up para diagnóstico, não cobrança. O objetivo é fazer treinamento para quando voltarmos das férias sabermos as áreas que estão bem e aquelas que estão mal. Queremos que o ensino municipal de Petrópolis fique entre os três melhores do Estado e entre os 20 melhores do Brasil. É importante não apenas para nós, mas para vocês profissionais, como reconhecimento do trabalho que desenvolvem”, declarou o secretário de Educação, William Campos.

Escolas com maiores índices foram premiadas
Durante a cerimônia, o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, premiou as escolas de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º que tiveram o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2009 no município. Além de resultados acima da média nacional, 83% das escolas tiveram um crescimento de índice acima da média estimada.

“Essa avaliação é referente ao trabalho realizado em 2009, antes de mim, mas na gestão do prefeito Paulo Mustrangi. Esses profissionais, cujas escolas tiveram o melhor desempenho, fizeram muito bem o dever de casa, e temos que homenagear, reconhecer e festejar. Além disso, peço que o grupo de diretoras vencedoras faça palestras nas escolas próximas para trocar experiência e ajudar a subir a média das escolas vizinhas”, declarou William Campos.

Cada diretora das escolas que tiveram os maiores índices recebeu o Certificado Ideb e um troféu, durante o jantar realizado na Quinta do Bosque, na Duarte da Silveira, que contou ainda com muita animação, principalmente na pista de dança para comemorar o resultado.

Compuseram a mesa o secretário de Obras, Stênio Nery, o secretário de Fazenda, Hélio Volgari, a subsecretária do Ensino Fundamental, Cláudia Quintanilha, a subsecretária de Educação Infantil, Valéria Albuquerque, a subsecretária de Finanças e Captação de Recursos, Fernanda Silva Carvalho Rosa, a diretora do Departamento de Gestão do Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, Denilze de Oliveira, e os vereadores Márcio Muniz, Dudu, Thiago Damaceno e Wagner Silva.

Veja as escolas com o melhor desempenho:

5º ano
Instituto Metodista de Petrópolis – 6,7
E. M. Roberto Kennedy – 6,2
E. Paroquial da Alcobaça – 6,0
E. M. Heitor Borges – 5,9
E. M. Oswaldo Cruz – 5,8

9º ano
Instituto Metodista de Petrópolis – 5,8
E. Paroquial Nossa Senhora da Glória – 5,3
E. M. Nossa Senhora da Glória – 5,3
E. M. Luiz Carlos Soares – 5,2
E. Paroquial Bom Jesus – 5,1

Nenhum comentário:

Postar um comentário