segunda-feira, 21 de março de 2011

ESGRIMA AUXILIA O CORPO E A ALMA DOS PRATICANTES

A primeira turma de esgrima do Centro Educacional Terra Santa iniciou as aulas em agosto de 2010 com o Professor Carlos Guilherme Salles Giffoni. As aulas são destinadas as crianças e adultos e realizadas todas as terças-feiras, das 18h30 às 19h30 para crianças e das 19h30 às 20h30 para adultos.

Guilherme pratica esgrima há 15 anos e conta que o interesse pela prática teve inicio ainda na Graduação devido às Olimpíadas da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, quando estava na Escola de Educação Física e ficou sabendo da necessidade da Universidade de ter um representante na modalidade.

O professor, além de ministrar aulas no Terra Santa, é técnico de esgrima da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) já participou de cerca de 100 campeonatos, sendo os mais importantes da carreira os campeonatos Estaduais de 2001, 2005, 2006 e 2008 em que obteve o primeiro lugar e os 1999 e 2009 em que ficou com 2º lugar, além do Campeonato Brasileiro por equipes em 2004, onde conquistou o 2º lugar.

A esgrima é um esporte de combate em que os competidores, esgrimistas, utilizam armas brancas para atacar e defender. Relatos da prática da esgrima remontam o século XVI. Na França, no período do absolutismo, séculos XVII e XVIII, havia competições de lutas com a utilização de sabres e espadas. No ano de 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de modalidades esportivas. A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.

Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre, com até 1,05m, pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.

Os esgrimistas usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens. Além destes equipamentos, as mulheres usam também protetores para os seios.

A pista de esgrima possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área, de 1,5 m a 2 m em que o esgrimista atacado não pode entrar.

A competição mais importante da esgrima ocorre durante as Olimpíadas. Esta modalidade esportiva, tanto para homens quanto para mulheres, fez parte das Olimpíadas 2008 de Pequim. Outra competição muito importante é o Campeonato Mundial de Esgrima, realizado todos os anos, exceto nos anos em que há Jogos Olímpicos.

A FIE - Federação Internacional de Esgrima realiza competições e eventos em nível internacional. No Brasil, a CBE - Confederação Brasileira de Esgrima organiza os campeonatos nacionais.

Cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate, o esgrimista que somar mais pontos.

Guilherme explica que dentre os benefícios da prática de esgrima as principais são o aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais, a melhoria da resistência muscular, melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões e o desenvolvimento da coordenação motora e do poder de concentração.

Contudo, o Professor Guilherme ressalta que além dos benefícios físicos e de concentração trazidos pela prática, princípios morais e de convivência como honestidade, justiça, discernimento, vontade, disciplina, auto-controle físico e emocional e partilha são trabalhados continuamente nas aulas.

Os interessados podem fazer as inscrições às terças-feiras antes e após a aula ou durante a semana na secretaria do Centro Educacional Terra Santa que fica localizado à Rua Monsenhor Bacelar, nº 590, Valparaiso, Petrópolis/RJ e que está aberto de segunda à sexta-feira das 7h às 18h. Mais informações através dos telefones (24) 2242-0525 e (24) 2246-1061 ou ainda através do esite http://www.terrasanta.org.br/.

HISTÓRICO DO CENTRO EDUCACIONAL TERRA SANTA

O nome Terra Santa é histórico em Petrópolis, principalmente porque até o início do século XX funcionou na cidade o Comissariado da Terra Santa.

Em 1918, uma grave epidemia de gripe, após o término da 1ª Guerra Mundial, deixou um grande número de crianças e idosos desamparados, por terem perdido seus familiares. Essas pessoas necessitavam de cuidados especiais e isso preocupou algumas personalidades da sociedade petropolitana (Wenceslau Braz Pereira Gomes; Conselheiro Rui Barbosa; Barão de Oliveira Castro; Princesa de Belford, Herminia de Souza Sampaio; Conde de Paranaguá, Mário Pinheiro; Conde Paulo de Frantis e muitas outras), que se mobilizaram buscando auxílio.

No dia 14 de abril de 1918, o grupo fundou a Associação Protetora do Recolhimento de Desvalidos de Petrópolis que, no mês seguinte, passaria a ter sua sede no antigo Comissariado da Terra Santa. A instituição contava com a contribuição da sociedade para a manutenção financeira e a dedicação das religiosas da Congregação de São José de Chambery no atendimento diário.

A associação foi aos poucos determinando seu carisma em atender somente crianças e, sobretudo, optando pelos meninos, quando em 1969 passou a denominar-se Casa dos Meninos de Petrópolis. Atendendo em regime de internato, esse trabalho permaneceu até 1989, quando, para melhor se adequar às necessidades dos usuários, passou para o regime de semi-internato.

A partir de 1998, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil passou a fazer parte, ainda que indiretamente, do trabalho desenvolvido pela instituição. Naquele ano, elegeu-se nova diretoria, tendo como presidente o Frei Johannes B. Bahlmann. Toda a equipe de coordenação foi renovada. As Irmãs Franciscanas de Siessen e frades estagiários (estudantes do Instituto Teológico Franciscano) começaram a trabalhar em busca de resgatar o carisma inicial de atender crianças e adolescentes desprovidos dos direitos básicos da vida.

No início de 2001 foi aprovada a mudança do nome de Casa dos Meninos de Petrópolis para Centro Educacional Terra Santa. Após um levantamento sobre a realidade socioeconômica, a instituição montou um novo plano de atuação, composto de dois projetos sociais: Aquarela (atendimento a crianças de 5 a 12 anos em horário complementar com atividades educativas) e o Cultura pela Paz (adolescentes na idade de 12 a 18 anos com oficinas educativas e profissionalizantes).

Em 2005, o Centro Educacional Terra Santa começou a trabalhar com uma creche com capacidade de atendimento para 72 crianças, com faixa etária de oito meses a 5 anos. Esse serviço foi ofertado até dezembro de 2009, quando a Província Franciscana rompeu o contrato com a Secretaria Municipal de Educação.
Também em 2005, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil assumiu, financeiramente, o Projeto Cultura pela Paz, considerando o trabalho uma experiência até que todo o Centro Educacional Terra Santa fosse assumido. O período de transição terminou em dezembro de 2007. Em janeiro de 2008, o Terra Santa passou a integrar as obras que compõem o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) da Província Franciscana.

SERVIÇO
Aulas para crianças: Terça-feira às 18h30
Valor: R$80,00

Aula para adultos: Terça-feira às 19h30
Valor: R$80,00

Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2242-0525/ (24) 2246-1061

Frei Antônio Moser
(24) 2233-9025/ (24) 2243-1610
amoser@itf.org.br

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – COMUNICAÇÃO LIVRE
Carla Coelho
carlacoelho03@comunicacaolivre.com.br
(24) 2231-9707/ (24) 9955-2730/ (21) 9278-0555

Nenhum comentário:

Postar um comentário