sexta-feira, 25 de março de 2011

MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS SÃO ENTREGUES A FAMÍLIAS AFETADAS PELAS CHUVAS DE JANEIRO

O prefeito Paulo Mustrangi e o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves entregaram nesta quinta-feira (24), em uma cerimônia realizada no Clube Petropolitano, os primeiros kits de móveis e eletrodomésticos a 150 famílias que perderam tudo durante as chuvas que atingiram o distrito de Itaipava em janeiro deste ano. O secretário de Estado também anunciou durante o evento, a liberação de 1,5 milhões para a construção de duas creches (uma na Posse e outra no Vale do Cuiabá) e a recuperação de equipamentos públicos do município.

O kit é composto por um fogão quatro bocas, uma geladeira, uma cama de casal e duas de solteiro - todas com colchão -, uma televisão de 14 polegadas, um jogo de panelas de quatro peças e um kit surpresa, com edredons e travesseiros.Todas as doações foram feitas pela rede de lojas Ricardo Eletro.

Para Mustrangi, esse foi mais um passo dado para a recuperação de uma parte do que foi perdido pelas famílias afetadas pelas chuvas. O prefeito também agradeceu o apoio do Governo do Estado.

“Estamos ainda mobilizados em um esforço muito grande para recuperar os locais atingidos pelas chuvas. Foram seis eventos consecutivos devido às chuvas e todas as equipes da Prefeitura foram mobilizadas para levar assistência as famílias atingidas. Hoje, após 70 dias do evento em Itaipava, podemos perceber que avançamos muito na recuperação da localidade. Temos um desafio muito grande pela frente ainda e não vamos medir esforços para atendermos as necessidades de todas as pessoas que tiveram algum tipo de problema com as chuvas. Quero aqui também agradecer o apoio do secretário Rodrigo Neves, que esteve aqui desde o primeiro dia, ao vice-governador Luiz Fernando pezão, ao governador Sergio Cabral e a presidente Dilma por tudo que fizeram pela nossa cidade”, agradeceu Mustrangi.

O secretário Rodrigo Neves destacou a capacidade de organização e execução dos serviços em prol das vitimas das chuvas por parte do governo municipal e a parceria das empresas privadas, e os poderes públicos instituídos.

“Quero, em primeiro lugar, destacar a extrema capacidade de liderança e coordenação da Prefeitura de Petrópolis, capitaneada pelo prefeito Paulo Mustrangi. Quero de público fazer este reconhecimento. Sofremos juntos desde do dia em que cheguei na cidade para avaliar a situação e durante as primeiras horas após a tragédia chegamos a chorar diante do quadro de total devastação. Mas estamos aqui hoje, em parceria com a Prefeitura e as empresas privadas para garantirmos uma condição digna para que as famílias afetadas pela enchente se reestruturem de fato, em um espaço com privacidade e segurança, fora do espaço coletivo, muitas vezes insalubre, dos abrigos”, afirmou Rodrigo Neves.

A entrega dos kits é mais uma ação da Prefeitura e do Governo do Estado que vai de encontro à necessidade de recuperar parte dos bens que as famílias perderam na enxurrada. O critério de escolha foi feito com base no cruzamento dos dados do cadastro do aluguel social e do CadÚnico, pela plataforma criada pelo Proderj, e com esse processo foi possível identificar as famílias com a menor renda mensal e por conseqüência, menor poder de compra para recuperar os equipamentos e móveis básicos para que as famílias possam restabelecer a normalidade em suas moradias.

Além dos moradores do Vale do Cuiabá, também receberam os kits famílias do Boa Esperança, Madame Machado, Benfica, Estrada do Gentio, entre outras localidades. Os kits também serão entregues para as cidades de Areal, Bom Jardim, Friburgo, Teresópolis. O primeiro lote beneficiará 500 famílias. Outros 1.500 kits devem ser entregues até o fim de abril.

Famílias ficam felizes com material

A moradora do Vale do Cuiabá, Cristina Pereira do Amaral, de 42 anos, mãe de quatro filhos, perdeu o imóvel durante a enxurrada e estava vivendo em um abrigo da Prefeitura. Ela conseguiu alugar uma casa em Pedro do Rio e ficou feliz em receber o kit.

“Os móveis vão me ajudar muito. Vou usar os que eu não tenho agora. Mas fiquei muito feliz em receber esse kit, que é algo maravilhoso, tudo novinho. Agradeço ao prefeito e ao governador por nos ajudarem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário