quarta-feira, 30 de março de 2011

MUITO ALÉM DAS LENTES

A partir desta semana, vários alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino estarão vivenciando uma nova experiência artística, pois sairão em campo pelo mundo da fotografia, fazendo um exercício corriqueiro, mas cheio de descobramentos: aprender a olhar.

O projeto "Muito Além das Lentes", idealizado pela fotógrafa Mariana Rocha e coordenado pela pedagoga e produtora cultural Catarina Maul, logo ganhou a parceria da Secretaria de Educação do Município.

O desenvolvimento se dará através de encontros mensais entre alunos das escolas convidadas e os fotógrafos Mariana Rocha, Mariana Kreischer, Cadu Dias, Grazi Araujo, Alu Dias e Simone Sattler.

Juntos, fotógrafos e alunos portarão suas câmeras, mesmo as amadoras ou presentes em seus celulares, para um passeio de olhares através de imagens e paisagens, observando como cada observação é influenciada por nossas preferências, realidades, cotidianos e vivências.

O projeto contemplará um total de 12 escolas, com participação de 10 alunos de cada.
Por mês, 30 alunos estarão vivenciando as emoções dessa caravana, que parte de um encontro no Museu Imperial, que apoia a iniciativa, para ganhar diferentes espaços da cidade.

Um lanche coletivo abre a manhã e promove a sociabilização dos envolvidos de cada encontro, que conta com a participação de 3 escolas.

No próximo sábado, dia 2 de abril, às 9h, acontece a primeira edição do evento. As escolas envolvidas do primeiro bimestre são: Colégio Gunnar Vingren de Petrópolis, E. M. Josemar Contage e E. M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo.

Durante o ano, ainda se beneficiarão do projeto as escolas municipais Odette Fonseca, Dr. Paula Buarque, Clemente Fernandes, Loteamento Samambaia, Soroptmista, Jandira Peixoto Bordignon e Monsenhor João de Deus Rodrigues. Alunos com necessidades especiais também receberão o projeto.

Os 30 melhores trabalhos de cada bimestre comporão uma exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário