quarta-feira, 23 de março de 2011

PIANISTA INGRID BARANCOSKI E VIOLINISTA CONSTANZA ALMEIDA PRADO PRESTAM HOMENAGEM AO COMPOSITOR ALMEIDA PRADO NO TEATRO MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

No segundo concerto deste ano, Sociedade Artística Villa-Lobos apresenta duas mulheres premiadas em diversos concursos nacionais e internacionais.

No sábado, dia 26 de março, às 17h, a Sociedade Artística Villa-Lobos apresenta no Theatro D. Pedro a violinista Constanza Almeida Prado e a pianista Ingrid Barancoski, em homenagem ao compositor e pianista Almeida Prado.

José Antonio Rezende de Almeida Braga - foi uma figura chave da música brasileira, dialogou com as mais diferentes tendências ao longo de sua carreira, o que faz de sua obra uma porta de entrada para o que de mais importante se fez em termos de música no Brasil, na segunda metade do século 20.

Almeida Prado nasceu em Santos, em 1943. Sua carreira começou em 1952. Estudou com Camargo Guarnieri, sob a influência de Mário de Andrade. Depois de assistir a um concerto em que o pianista Gilberto Tinetti interpretava uma peça de Stockhausen, mudaria de ares e passaria a trabalhar sob orientação de Gilberto Mendes.

Em 1969, após conquistar o primeiro prêmio no "I Festival de Música da Guanabara", ele foi para a França estudar com o próprio Stockhausen. A volta ao Brasil, em 1973, revelaria um compositor já bastante diferente, que ele qualificou como “ecológico, astronômico”. Neste período foram escritos os seis primeiros cadernos para piano (de um total de 14 para diversas formações) das Cartas Celestes, talvez as suas obras mais conhecidas. Voltou para o Brasil em 1974, assumindo o cargo de professor no "Conservatório Municipal de Cubatão". Pouco tempo depois foi contratado para ser professor do curso de música do Instituto de Artes da universidade, na qual lecionou por 25 anos, até sua aposentadoria em 2000. Em janeiro de 2007, estreou no Carnegie Hall a sua peça Hiléia - Um Mural da Amazônia, com a Orquestra Bachiana Filarmônicade São Paulo regida pelo maestro brasileiro João Carlos Martins.

O compositor e pianista faleceu na manhã de 21 de novembro de 2010, aos 67 anos de idade, vítima de um edema pulmonar agudo.

Sábado, 26 de março às 19h - programa
Almeida Prado: Cantiga da Amizade - 2'

Beethoven: Sonata n.5 opus 24 "Frühlings-Sonate" - 27´
Allegro
Adagio molto espressivo
Scherzo-Allegro molto
Rondo- Allegro ma non troppo

Villa-Lobos: O canto do cisne negro- 2'

Almeida Prado: Sonata n.4 "Ressurreição" - 16'
Allegro
Adagio
Allegro

CONSTANZA ALMEIDA PRADO – VIOLINISTA

Premiada com a Bolsa de Estudos da CAPES/Brasília, programa Apartes, concluiu em 2001 o Mestrado em Violino-Performance na Manhattan School of Music – New York. Com a orientação de Evgenia Popova, Ayrton Pinto e Cecília Guida, realizou o Bacharelado em Violino na Faculdade Santa Marcelina em 1998, onde desenvolveu o trabalho “31 Compositores Paulistas – Panorama da Obra violinística”.

Nascida em São Paulo em 1978, iniciou os estudos de violino aos seis anos com Yoshitame Fukuda e Elisa Fukuda. Recebeu os Prêmios: 1o lugar no Concurso Nacional de Violino de Piracicaba, Prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira e 2o lugar no Concurso IBEU Nacional de Violino, Indicação ao Prêmio Carlos Gomes 2001.

Atuou como solista na Alemanha e Brasil junto aos Maestros Carlos Moreno, Roberto Tibiriçá, Benito Juarez, Ricardo Rocha, Ligia Amadio, Lutero Rodrigues, Claudia Ferez, Henrique Muller, Guga Petri, Cláudio Cruz, Graham Griffits, Emiliano Patarra, Aylton Escobar, Reinaldo Calegari, Silvio Barbato, Kenneth Cooper, assim como recitais no Brasil e em Nova Iorque, junto aos pianistas Helenice Audi, Achille Picchi, Eun Lee, Sarah Higino e André Rangel.

De 2001 a 2006, assumiu a classe de violino de Evgenia Popova na ECA/USP, tendo sido nomeada após Concurso Público. Entre diversos Festivais, participou em 2003 e 2004 como Violinista e Professora do Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, e, a convite do Maestro Kirk Trevor , do Festival de Verão da “Missouri Symphony Orchestra”, por dois meses em 2005, dando continuidade ao seu aperfeiçoamento. Em 2006, participou do CD /Projeto Petrobrás: Música Contemporânea em registro na Discoteca Oneyda Alvarenga, com Obras de Almeida Prado. Realizou junto ao Maestro Carlos Moreno e o Algol Ensemble, a gravação da obra “Das Lied Von der Erde” de Gustav Mahler-Versão de câmara de Arnold Schoenberg, com Rodrigo Esteves e Fernando Portari, em 2008.

INGRID BARANCOSKI - PIANISTA

Pianista paranaense, Ingrid Barancoski é Doutora em Piano pela Universidade do Arizona e Mestre em Música pela Eastern Illinois University. Recebeu bolsas de estudos da CAPES, da Fullbright e da Eastern Illinois University, tendo ocupado a posição de pianista acompanhadora nesta universidade durante seu Mestrado. Participou também de renomados festivais, como o Cliburn Piano Institute (EUA) e Centre Acanthes (França). É detentora de premiações em vários concursos nacionais e internacionais, entre os quaisThe President´s Competition (Universidade do Arizona, EUA), e IBLA Grand Prize (Ragusa-Ibla, Itália).

Suas atividades incluem concertos como solista e camerista, tendo atuado com diversas orquestras como a Sinfonia Cultura, a Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais, a Orquestra da Universidade do Arizona, a Orquestra de Câmera de Curitiba e a Orquestra Sinfônica Nacional, integrado o Duo Aura e o Duo Caldi-Barancoski e realizado recital solo na série Dame Myra Hess Memorial Concerts (Chicago Cultural Center, EUA). Sua trajetória inclui apresentações em diversos estados e capitais brasileiras, além de México, Venezuela, Itália e Estados Unidos. Seu repertório abrange todos os períodos estilísticos, de Scarlatti a Boulez, com especial interesse para a música contemporânea e a música brasileira. Tem executado estréias nacionais e mundiais de obras de compositores como Almeida Prado, Roberto Victorio, Dawid Korenchendler, Silvio Ferraz e George Walker. Vários compositores tem dedicado obras a ela como Roberto Victorio, Almeida Prado, Dawid Korenchendler, Caio Sena e Orlando Alves. Ingrid Barancoski participou como intérprete do CD Tacuchian – música para piano e do CD Chronos do compositor Roberto Victorio.

Dentre os festivais em que já atuou como docente e/ou concertista estão a Oficina de Música de Curitiba, o Festival de Artes da UFPR, o Festival de Música de Câmera de Curitiba e as Bienais de Música Contemporânea Brasileira. Desde 1998 atua como docente do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. Dedica-se igualmente à pesquisa sobre a música contemporânea e em especial sobre sua utilização pedagógica no ensino de instrumentos. Tem vários artigos publicados em periódicos especializados da área.

CONSTANZA ALMEIDA PRADO E INGRID BARANCOSKI
DIA 26 de MARÇO, às 17h.
Teatro Municipal de Petrópolis/Theatro Dom Pedro
Praça Expedicionários, s/nº – Centro - Petrópolis
Ingressos: R$30 (inteira)
R$15 (sócios, estudantes e idosos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário