quarta-feira, 27 de abril de 2011

ABERTURA DO BRASIL MUSICAL 2011 EMBALADO COM MUITO SAMBA

Aconteceu hoje (26), no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni, a abertura oficial do programa Brasil Musical 2011 com a presença de filhos e parentes de grandes sambistas brasileiros, além de diretores e professores convidados. Homenageando o Samba, o projeto este ano realizará um estudo de biografia de 24 nomes desse do gênero musical.


Esses trabalhos serão realizados no período de maio a setembro pelos alunos da rede municipal de ensino. Cerca de 40 escolas estarão envolvidas na proposta, que conta com unidades do segundo segmento do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Entre os homenageados do projeto este ano, temos nomes como Nelson Cavaquinho, Candeia, Cartola, Beth Carvalho, Clara Nunes, D. Ivone Lara, Adoniran Barbosa, Delcio Carvalho, Ismael Silva, Martinho da Vila, Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Roberto Ribeiro, Paulinho da Viola, entre outros, que terão suas vidas e obras desvendadas pelos alunos.

“Para 2011, o projeto se fixará nos estudo da transformação do cenário histórico e geográfico do Brasil através dos tempos, aproveitando o Samba para contextualizar tal realidade. O objetivo maior é trabalhar a estima dos alunos envolvidos acerca de sua identidade cultural, através de um movimento musical que a cada dia mais se expande, deixando os limites do Rio de Janeiro e ganhando força através de todo o país. Partindo do mote “a gente só ama o que conhece”, o projeto Brasil Musical, há quatro anos, apresenta para a Rede Municipal de Ensino a verdadeira história da Música Popular Brasileira, apresentando biografias, discografias, curiosidades e “causos” dos homenageados de cada ano”, declarou a coordenadora do projeto, Catarina Maul, que irá assessorar os estudos com os professores que também realizaram as pesquisas Walmir Pimentel, Nilson Tassi e Norton Ribeiro.

Quem esteve presente para prestigiar a abertura do projeto, foi o padrinho, compositor e produtor cultural, Adevanir Fumero, que caiu no samba que durante toda abertura foi entoado por nomes como o de Alex Ribeiro, filho de Roberto Ribeiro que cantou músicas do pai, além de clássicos de Paulinho da Viola. Outros cantores também se apresentaram durante o evento.

“Estou muito feliz por poder apadrinhar uma iniciativa como essa. Esse projeto abre um leque na perspectiva cultural podendo se estender para o estado e, quem sabe, para o Brasil, explorando a cultura local de cada região”, disse Adevanir.

Já o Secretário de Educação, William Campos, falou da importância desse tipo de iniciativa dentro da educação. “A música, assim como o cinema, é parceira da educação. E fazer essas homenagens é uma demonstração de respeito com os nossos próprios artistas". E animou aos presentes, regendo o coro de vozes da platéia com o sucesso de Gonzaguinha “O que é, o que é”.

Também estiveram presentes Selma Candeia, Dinho Galocanto, Fábio Rodrigues, Wilma Boss, Thiago Rosa, Aglaide, Vânia Araújo, Ivan Milarez, Jahi Oliveira, Alen Rocha, Peterson, Joe Luiz e Thaissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário