segunda-feira, 18 de abril de 2011

BERNARDO TAMBÉM REIVINDICA DESTACAMENTO DOS BOMBEIROS PARA SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO

Cidade com cerca de 21 mil habitantes, São José do Vale do Rio Preto - que já foi distrito de Petrópolis e se emancipou em 1987 - ainda é atendida em casos de emergência pelo Corpo de Bombeiros de Petrópolis, cujo destacamento, de Itaipava, fica distante 54 quilômetros ou pelo Corpo de Bombeiros de Teresópolis, a 43 quilômetros da cidade. O deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) apresentou essa semana uma indicação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) para que o governo dote São José de um destacamento dos Bombeiros. O parlamentar está confiante de que será atendido em sua reivindicação.

A necessidade de uma corporação no próprio município pode ser medida pelos números. Nos últimos três meses foram 20 acidentes atendidos pelos Bombeiros de Petrópolis ou de Teresópolis.

- As chuvas de janeiro também mostraram que São José do Vale do Rio Preto não pode ficar sem um grupamento, um quartel dos Bombeiros. A cidade ficou ilhada com a obstrução dos acessos por Petrópolis e Teresópolis e teve esperar que o socorro viesse de Petrópolis quando foi possível chegar à cidade. Isso retardou socorro às vítimas. A cidade não registrou mortos, mas, muitos estavam em situação de risco", destaca Bernardo Rossi.

Ao longo de 2010 foram registrados cerca de 200 chamadas para os bombeiros em atendimentos para São José do Vale do Rio Preto. O tempo de chegada do socorro à cidade, em função da distância entre o municípios e os vizinhos Petrópolis e Teresópolis pode ultrapassar 60 minutos e em determinados socorros o tempo, para as vítimas, é fundamental.

-É uma situação insustentável não só para a população, mas para as corporações dos Bombeiros de Petrópolis e Teresópolis diante do desgaste físico e a preocupação de chegar a tempo no socorro de vítimas", pontua o deputado estadual. Com a aprovação da indicação na Alerj, Bernardo Rossi quer o apoio da população, vereadores e empresários de São José para enfatizar ao governo estadual a importância da iniciativa.

O novo destacamento, em São José do Vale do Rio Preto, significa também aumento do efetivo dos Bombeiros. Hoje, a corporação de Petrópolis e Teresópolis é formada por 150 homens que são responsáveis pelo socorro a pelo menos 350 mil pessoas somando também as cidades Três Rios, Carmo e São José do Vale do Rio Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário