segunda-feira, 18 de abril de 2011

COMISSÃO DAS OLIMPÍADAS DA CÂMARA INICIA TRABALHOS

Movimento Esportivo de Petrópolis apresentou projetos para 2016

Foi realizada nesta sexta-feira (15), na Câmara Municipal, a primeira reunião da Comissão Temporária Especial Petrópolis nos Jogos Olímpicos. Na oportunidade, os integrantes do Movimento Esportivo de Petrópolis (MEP) explicaram os projetos que pretendem desenvolver, como o Complexo Esportivo de Itaipava, com arenas e centros de treinamento de excelência para delegações que disputarão os jogos de 2016.

O secretário de Esportes e Lazer do município, Carlos Alberto Lancetta, esclareceu que a cidade está cumprindo todas as etapas para se inscrever como local de treinamento para as delegações. “O nível de exigência é muito alto. Estamos fazendo levantamento de áreas que possam abrigar as seleções”, afirmou, explicando que uma das exigências é estar a 20 minutos de um hospital de ponta e a 40 minutos de um aeroporto nacional.

Já o diretor João Henrique Areias, diretor de negócios do MEP, mostrou os projetos do movimento para alavancar o esporte na cidade, como um moderno complexo esportivo aberto ao público, que seria construído em uma área do Parque Municipal de Itaipava. O plano é orçado em R$ 20 milhões, mas o investimento público seria feito apenas através de leis de incentivo e a cessão do terreno.

O complexo teria estádio e pista de atletismo; arena multiuso para cinco mil pessoas, com centro de convenções; piscina olímpica coberta; academia e universidade do esporte; biblioteca e museu do esporte; hotel de trânsito com 50 acomodações; ginástica para a terceira idade e iniciação esportiva. “Não queremos terceirizar. A nossa intenção é que o MEP se transforme em um instituto, gerido pela sociedade”, declarou Areias, explicando que não se trata de privatização.

Segundo Areias, Petrópolis ganharia mídia espontânea. “Precisamos pensar em algo maior. Um centro de treinamento aqui, com as delegações olímpicas ou até mesmo grandes clubes ou atletas, traz a mídia nacional, que divulga a cidade”, afirmou, ressaltando que a cidade pode ter muitos ganhos além do aspecto do turismo.

Outros projetos, como a construção de um estádio de futebol e a reestruturação do Serrano, foram apresentados. Para o secretário, a primeira reunião da Comissão foi boa. “Foi extremamente positiva. Este foi o primeiro passo para, com o apoio institucional da Câmara, ampliar a discussão sobre os projetos”, afirmou.

Para o vereador Thiago Damaceno, presidente da Comissão, esta é uma oportunidade real de alavancar o esporte. “Fiquei feliz e animado em ver um projeto dessa grandeza. Pelo projeto aqui demonstrado, é claro e visível que este é o caminho certo para o esporte deslanchar na cidade”, declarou.

Também participaram do encontro a coordenadora geral de marketing da Universidade Católica de Petrópolis, Kátia Manangão; Aníbal Duarte, representando a Fundação de Cultura e Turismo, Rogério Elmor, vice-presidente de hotelaria do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), Jonny Klemperer, representante da Firjan, e Marcelo Rodrigues, diretor da Allen Informática.

A comissão é composta ainda pelos vereadores João Tobias, Luiz Eduardo (Dudu) e Samir Yarak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário