sábado, 30 de abril de 2011

ESCOLA NA CÂMARA ABERTO A INSTITUIÇÕES PARTICULARES

“Projeto aproxima crianças e jovens do trabalho dos vereadores”

Criado com o objetivo de aproximar crianças e jovens do trabalho dos vereadores e auxiliar o processo de formação de cidadãos mais conscientes, o projeto Escola na Câmara, que já levou mais de três mil alunos da rede pública a Casa Legislativa para conhecer a rotina dos vereadores, está recebendo agora também alunos de escolas particulares. As visitas de grupos de alunos da rede particular, com idade à partir de nove anos, já podem ser agendadas. “Este é um projeto que aproxima os jovens da Câmara, mostrando o trabalho que os vereadores desenvolvem e despertando neles o interesse pela política. Desta forma acreditamos estar contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes na sociedade. Aqui os estudantes recebem informações sobre o funcionamento da Casa, conhecem o papel dos vereadores, recebem explicações sobre a função e a importância do poder Legislativo Municipal na construção da cidade”, explica o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB), que incentiva o projeto.

Ao longo de oito anos de existência, alunos de mais de 50 escolas já passaram pelo projeto, que tem como público alvo crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas das redes municipal e estadual, com idade entre 9 e 14 anos. Além das informações verbais, nas visitas os alunos recebem cartilhas informativas com uma linguagem de fácil assimilação, conhecem as dependências do Palácio Amarelo e tem a oportunidade de conversar com vereadores.

“Este é um trabalho muito interessante principalmente porque temos o presidente da Câmara, Paulo Igor, que é jovem. Assim como acontecia durante a legislatura do ex-presidente da casa, Bernardo Rossi (PMDB), isso acaba despertando nos alunos o interesse. Eles se identificam porque percebem que a política não é algo distante, é um assunto que interessa também aos jovens. Alguns passam até mesmo a nutrir o sonho de se tornar também representantes de suas comunidades”, frisa a coordenadora do projeto Raquel Vieira.

Ela conta que o espaço está aberto às escolas da rede particular e explica que para tanto, basta que o responsável pela escola interessada entre em contato com a Câmara para agendar a visita do grupo. “Para as crianças as informações são passadas de forma mais lúdica; já com os adolescentes trabalhamos mais a questão da cidadania, falamos sobre o poder do voto e também sobre a importância deles estarem atentos aos problemas de suas comunidades. Com os alunos maiores, do programa Alfabetização de Jovens e Adultos, além dessas questões, trabalhamos também a conscientização sobre o voto responsável”, explica Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário