quarta-feira, 20 de abril de 2011

ESTUDO DO GENOMA DE BACTÉRIA QUE CAUSA INFECÇÃO HOSPITALAR É TEMA DE PALESTRA NA UCP

“Desvendando a virulência de Klebsiella pneumoniae Kp13 através da análise genômica” é o tema da palestra que a doutora e Phd Marisa Fabiana Nicolas vai ministrar no campus BA da Universidade Católica de Petrópolis, no próximo dia 26 de abril, às 19h30. O estudo do genoma da Klebsiella se torna importante para a comunidade científica, pois pode desvendar características e fatores que esta bactéria pode ter em variadas condições e no seu próprio ciclo de vida celular. O trabalho já é desenvolvido aqui em Petrópolis pelo Laboratório de Bioinformática do LNCC, onde Marisa é uma das pesquisadoras desde maio de 2009. Ela é especialista em Genética e também já trabalhou como anotadora de proteínas no banco de dados UniProt/Swiss-Prot entre 2005 e 2007, além de possuir mestrado em Agronomia.

Os casos de surtos por infecção hospitalar, restringido as opções para o tratamento de infecções sérias causadas por esse tipo de bactéria, têm sido freqüentes, gerando inclusive infecções resistentes a vários tipos de antibióticos. A disponibilidade da sequência genômica possibilita tanto estudos comparativos quanto abordagens funcionais. O estudo do LNCC inclui também um tipo de comparação genômica com duas estirpes clínicas de K. pneumoniae e uma endofítica fixadora de nitrogênio não patogênica humana.

A palestra é dirigida a profissionais de saúde interessados na pesquisa e a alunos das áreas da saúde. A entrada é gratuita.

Serviço
Palestra “Desvendando a virulência de Klebsiella pneumoniae Kp13 através da análise genômica”

Dia 26 de abril, às 19h30
Local: Auditório II - Campus BA
Rua Barão do Amazonas, 124. Centro -Petrópolis/RJ

INFORMAÇÕES:
Centro de Ciências da Saúde
(24) 2244-4117

Nenhum comentário:

Postar um comentário