quarta-feira, 20 de abril de 2011

FEIRA DO PESCADO É TRADIÇÃO HÁ 50 ANOS EM PETRÓPOLIS


A tradicional Feira do Pescado, realizada pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA) é aberta nessa quarta-feira, dia 20 de abril, funciona das 13h às 22h, na Rua Souza Franco, conhecida como Rua da Feira, no Centro. A montagem começou na manhã para atender as cerca de 30 mil pessoas que devem passar durante os três dias de funcionamento.

Realizada há aproximadamente 50 anos em Petrópolis, a Feira do Pescado reúne 18 barracas padronizadas, que tem água corrente e tanque à disposição dos feirantes, que estão trabalhando seguindo às exigências sanitárias para a comercialização de peixes da Região dos Lagos e adquiridos na CEASA.

A Feira do Pescado vai funcionar nos seguintes horários: quarta-feira, dia 20, das 13h às 22h; quinta-feira, dia 21, das 8h às 22h; e sexta-feira, dia 22, das 8h às 13h.

Durante o período da feira, o trânsito na via fica em meia pista, possibilitando a passagem de veículos pelo local com apoio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans).

As equipes de fiscalização sanitária da Secretaria de Saúde e da STA estarão atentos ao trabalho dos feirantes para garantir produtos frescos, de qualidade e corretamente manipulados para o consumidor. O valor e o nome do peixe estarão expostos para visualização do consumidor. Para garantir geração de renda para mão de obra local, a STA mantém os feirantes que já atuam em Petrópolis para participarem da Feira do Pescado.

A Feira do Pescado é realizada com apoio da Comdep para a montagem, desmontagem e limpeza, CPTrans, Guarda Municipal e Águas do Imperador e Vigilância Sanitária.

Consumidor: Fique atento

Com a chegada da Semana Santa e o aumento do consumo de pescados, o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi considera importante que a Secretaria de Saúde conscientize o consumidor sobre algumas características que devem ser observadas na hora da compra.

Desta forma, ele solicitou aos técnicos da Coordenação de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde que estabelecessem orientações sanitárias básicas para a compra de pescados ou frutos do mar (peixes, camarões, lagostas, siris, caranguejos, polvos, lulas, ostras, mexilhões, etc), que são altamente perecíveis.

Segundo os técnicos da Vigilância Sanitária, a deterioração começa logo após a captura, mas pode ser retardada pela manutenção sob temperatura máxima de 0ºC, em balcões refrigerados ou diretamente em gelo de água potável, numa proporção de 2 kg de gelo para 1 kg do produto.

O pescado, ou afins, deve apresentar as seguintes características na hora da compra:
· Escamas brilhantes e bem aderidas ao corpo;
· Olhos brilhantes e com volume (bem arredondados);
· Odor e coloração característicos;
· Consistência firme e não pegajosa;
· Guelras avermelhadas;
· Devem ser limpos apenas no momento da venda;
· Não devem estar expostos ao sol e intempéries ou serem colocados diretamente sobre o solo;
· Não devem conter presença de elementos estranhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário