sexta-feira, 29 de abril de 2011

IV SEMANA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DA UCP: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOCIOECONÔMICO SERÁ O FOCO DAS DISCUSSÕES

Uma série de palestras e mini-cursos abertos à comunidade acontece entre os dias 2 e 6 de maio no campus BC da Universidade Católica de Petrópolis. Trata-se da IV Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, cujo foco principal este ano trará um tema de importância para todo o país: como aliar desenvolvimento socioeconômico com o desenvolvimento sustentável. No dia 2, uma missão em Ação de Graças na Capela Nossa Senhora do Sion está marcada para 18h30 e, logo em seguida, a abertura oficial do evento, no salão nobre da UCP, com a presença do reitor José Luiz Rangel Sampaio Fernandes, da pró-reitora acadêmica Sintia Said Coelho, e do vice-diretor do CCSA, professor Marlone Wilson de Souza.

A primeira mesa-redonda, às 19h15 do primeiro dia do evento, abordará justamente a cidade de Petrópolis e os impactos ambientais ocorridos com as chuvas, como forma de alerta ao país para os desastres do meio ambiente e suas repercussões. Como convidados para este debate, estarão juntos o secretário municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Eduardo Moreira Peixoto, o presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Anderson Juliano, o professor Átila Torres Calvente, líder do projeto Pé no Chão, e o psicólogo Luís Henrique de Sá, da rede de Cuidados da Região Serrana.

No dia 3, às 17h30, a professora Vanessa Santos, coordenadora do curso de Ciências Econômicas da UCP, ministra a palestra “O Retrato Social do Brasil”. Mestre em Teoria Econômica e Líder do Núcleo de Estudos sobre Pobreza, Desigualdade, Justiça Distributiva e Desenvolvimento (NEPO) da UCP, professora Vanessa participou em outubro da Coimbra Conference 2010: The Revival of Political Economy, em Portugal, onde apresentou o paper Social Policies and Economic Development in Latin America: the cases of Brazil and Chile, um estudo comparativo entre as políticas sociais brasileiras e chilenas. O trabalho foi muito bem recebido e resultou em um grande debate acerca do papel das políticas públicas e do Estado de bem-estar social no combate à pobreza nos países da América Latina. Uma prévia desse trabalho também foi apresentada na Central European University (CEU), em Budapeste, na Hungria. Atualmente, o NEPO da UCP vem tentando mapear os impactos dos programas do governo federal na população carente de Petrópolis, por meio da abordagem desenvolvida pela Nobel de Economia Amartya Sen.

Ao todo, mais de 15 palestras e mini-cursos gratuitos (sobre contabilidade, matemática, economia e meio ambiente, entre outros temas), além da tradicional feira da Empregabilidade, estão previstos na programação disponível no site http://www.ucp.br/ Até o dia 6 de maio, alunos, professores e qualquer pessoa interessada nos temas dos mini-cursos poderá reservar sua participação pelo telefone 2244-4041, com Renata, a partir das 13h.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

IV SEMANA ACADÊMICA DO CCSA "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOCIOECONÔMICO"
Campus Benjamin Constant

02 a 06 de maio de 2011

02 de Maio (2ª feira)

18h30min – MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS - Capela Universitária Nossa Senhora do Sion

19h – ABERTURA – Salão Nobre

Eng.º José Luiz Rangel Sampaio Fernandes
Reitor
Profaª. Sintia Said Coelho
Pró-Reitora Acadêmica
Prof. Marlone W. Souza
Vice-Diretor do CCSA
Coordenador do Curso de Ciências Contábeis

19h15min às 21h45min – MESA REDONDA: Petrópolis: Impactos Ambientais das Chuvas - Salão Nobre

Anderson Juliano
Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep)
Átila Torres Calvente
Docente do CCSA. Líder do Projeto Pé no Chão
Luis Eduardo Moreira Peixoto
Secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania
Luis Henrique de Sá
Psicólogo, Rede de cuidados da Região Serrana - Psicologia das Emergências e dos desastres

03 de Maio (3ª feira)

17h30 às 18h30 – PALESTRA – O Retrato Social do Brasil - Sala 108

Professora Vanessa Santos.
Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas – CCSA/UCP. Mestre em Teoria Econômica – UEM. Líder do Núcleo de Estudos sobre Pobreza, Desigualdade, Justiça Distributiva e Desenvolvimento (NEPO)

18h30min - Abertura da III FEIRA DE EMPREGABILIDADE DA UCP - Stands de empresas de RH - Sala 98

19h30min às 22h30min - Palestras no Salão Nobre

19h30min - Liderança- Conceito, desenvolvimento de mercado e atuação
Francisco Carlos de Jesus (SEBRAE)

20h45min - O que não escrever em seu currículo e como se portar em entrevistas

Cibele de Oliveira Alves
Psicóloga Clínica formada pela UCP
(CRP 38.468), com extensão em Psicologia do Aconselhamento.pela Universidade Santo Amaro-SP. Larga experiência na área de Recursos Humanos e Orientação Vocacional

21h30min - Ambiente de trabalho

Antonio Rubens de Meira Coelho
Psicólogo, Mestre em Psicologia Social, professor e coordenador de atividades complementares e de Extensão do Centro de Ciências da Saúde da UCP

19h – MINI-CURSO: Aprofundamentos de Macroeconomia – Modelos de Crescimento I - Sala 205

Alexandre Lima.
Mestre em Teoria Econômica – UEM. Docente do CCSA/UCP.
Pré-requisito: Macroeconomia I e II

21h – MINI-CURSO – Contabilidade Aplicada a Concursos - Sala 231

Marcelo Guimarães Munch.
Mestre em Contabilidade – UFRJ. MBA em Gestão Contábil – USP. Pós-graduado em Auditoria e Contabilidade – UFF. Bacharel em Ciências Contábeis - UCP

04 de Maio (4ª feira)

17h45min às 18h45min - III ENCONTRO ACADÊMICO DO CCSA – Sala 231

Economia, Contabilidade, Administração, Marketing e Relações Internacionais.
Resultados parciais das pesquisas do CCSA.

19h às 20h40 – PALESTRA: O Papel do Licenciamento Ambiental no Desenvolvimento de uma Economia Sustentável - SALÃO NOBRE

Marcus de Almeida Lima.
Graduado em Direito pela UCP. Mestrando em Direito da Cidade na UERJ. Ex-Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município de Petrópolis. Atualmente é Diretor de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Petrópolis.

19h – PROGRAMA DE EXPERIÊNCIA – Sala 231

Apresentação sobre a profissão contábil direcionado aos alunos do curso de Contabilidade do Colégio Estadual Irmã Cecília Jardim
Professor Cristiano Hammes
Docente do CCSA/UCP

19h – MINI-CURSO: Aprofundamentos de Macroeconomia: Modelos de Crescimento II – Sala 205

Alexandre Lima
Mestre em Teoria Econômica – UEM. Docente do CCSA/UCP.
Pré-requisito: Macroeconomia I e II

21h – MINI-CURSO: Marketing de Moda - Sala 231

Cátia da Cruz Tavares Filpo
Graduada em Marketing pela Universidade Católica de Petrópolis. Participou do curso de atualização Fashion Business: O Negócio da Moda – Fundação Getúlio Vargas. Representante do site de moda voceview.com em Petrópolis.

21h – MINI-CURSO: Modelagem e Ajuste de Curvas no Excel - Sala 234

Eliane dos Santos Coutinho
Doutora em Modelagem Computacional – LNCC. Docente do CCSA/UCP.

05 de Maio (5ª feira)

17h45min às 18h45min – MINI-CURSO: Terapia Financeira: Finanças Pessoais e o Planejamento Futuro - Sala 108

Professora Vanessa Santos.
Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas – CCSA/UCP. Mestre em Teoria Econômica – UEM. Líder do Núcleo de Estudos sobre Pobreza, Desigualdade, Justiça Distributiva e Desenvolvimento (NEPO)

17h45min às 18h45min - MINI-CURSO: Resolução de Problemas - SALA 109

Joice Kuster.
Professora de Matemática da Prefeitura Municipal de Petrópolis.

19h – PALESTRA: O jovem bacharel e os desafios na era do conhecimento - SALÃO NOBRE

Giovani Souza Filho
Graduado em Administração (Unisul-SC); Graduado em Ciências Militares (AMAN); Especialista em Gestão Empresarial (MBA-FGV); Doutor em Ciências Militares (ECEME); Professor Universitário; Coordenador de cursos EAD/EME; Consultor de Empresas; Assessor e professor da ENAP/BSA.

21h – MINI-CURSO: Resolução de Conflito na África - Sala 231

Otaviani Luciano Souza
Docente do CCSA/UCP. Bacharel em Ciências Militares pela AMAN, Mestre e Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Licenciado em Letras e Bacharel em Comércio Exterior pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Pós-graduado em Supervisão Escolar pela UFRJ e Mestre em Educação. Curso de Política e Estratégia de Segurança Nacional, no National Defence College, em Pretória (África do Sul, 2007) e Observador das Nações Unidas em Angola (1997) e Moçambique (1998).

21h – MINI-CURSO: Grafos: aplicações à logística - Sala 234

Vinícius Mano
Mestrando em Ensino de Matemática – UFRJ. Bacharel em Matemática – UFRJ. Professor Orientador do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

06 de Maio (6ª feira)

19h - PALESTRA: O novo perfil do profissional do mercado financeiro - Certificação profissional: qual é a sua? - Salão Nobre

Prof. Gonzaga Souza Filho
Com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, é Mestre em Economia Empresarial pela UCAM; MBA em Mercado de Capitais pela FGV; pós graduação em Engenharia Econômica pela UERJ.

21h – PALESTRA: As oportunidades do intercâmbio para incremento da empregabilidade - Salão Nobre

Ronald Cavalcanti Ledo Filho
Coordenador do Núcleo de Intercâmbio Internacional e Cooperação Científica da UCP.

A programação acima poderá sofrer modificações.
 
INFORMAÇÕES: CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

TEL: (24) 2244-4041, a partir das 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário