segunda-feira, 18 de abril de 2011

MAIS DE 60 ALUNOS DA GUARDA COMUNITÁRIA DO ALTO INDEPENDÊNCIA SE FORMAM EM INFORMÁTICA E IDIOMAS

Sessenta e um alunos do Centro de Capacitação e Inclusão Digital, implantando na Guarda Comunitária do Alto Independência, receberam o diploma de conclusão dos cursos de informática e de idiomas em cerimônia realizada na noite de quinta-feira, com a presença do prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, que implantou esse projeto inédito idealizado pelos GMs Miranda e Chaves.


Essa é a segunda turma formada no bairro, a partir do projeto de profissionalização e inclusão desenvolvido pela Prefeitura de Petrópolis para aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho.

“É com grande alegria que retorno ao Alto Independência para parabenizar essas pessoas que se esforçaram para ter o diploma. É mais um passo que vai abrir portas para todos vocês”, declarou o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi.

Desde a sua implantação, em agosto do ano passado, a Guarda Comunitária do Alto Independência vem adquirindo a confiança e o respeito de toda a comunidade.

“O projeto foi maravilhoso para cada um de nós que estamos nos formando. Tivemos professores dedicados. Muitos pensaram em desistir, mas eles nos incentivaram. Temos que agradecer, mas também cuidar e incentivar nossos filhos, amigos, vizinhos, netos a fazerem o curso. Começamos com máquinas simples e agora estamos com um laboratório bem equipado. A primeira imagem que se vê do nosso bairro nos jornais é de coisas ruins, mas as coisas mudaram porque os governantes estão investindo aqui e precisamos mostrar isso”, declarou o orador da turma, Flávio Roberto de Andrade.

Para o secretário de Segurança Municipal, Hélio Moura, o projeto da Guarda Comunitária é um grande avanço na comunidade. Antes de se pronunciar sobre a formatura dos alunos, o secretário pediu que todos fizessem um minuto de silêncio, em respeito às vítimas da escola de Realengo, no Rio de Janeiro.

“Essa comunidade é maravilhosa. Chegamos aqui e fomos muito bem recebidos. Já conseguimos formar 64 e agora mais 61 alunos. Parabéns a todos os que se formaram, mas também não posso deixar de falar da Justiça Comunitária, que é a primeira no Estado do Rio de Janeiro”, declarou Hélio Moura.

Os alunos que se formaram aprovaram o projeto da Guarda Comunitária. “Muito foi bom e proveitoso para mim. O meu filho mais novo já tinha feito e agora o do meio está fazendo também. É uma grande oportunidade para nós”, declarou Jurema Stumph, formada no curso de informática.

“Eu não sabia mexer em nada. Aprendi tudo aqui e gostei demais do curso. Os profissionais são muito atenciosos com a gente”, disse a merendeira, Ozimar da Silva Peixoto, de 44 anos.

“Hoje, tudo é informática. Quem não entende é analfabeto digital. Eu entrei aqui só sabendo ligar o computador e agora já sei muito dos programas de informática”, disse a auxiliar de secretária, Marilene Pedro da Silva, de 35 anos.

Alto Independência foi contemplada com outras ações do governo municipal

Durante formatura, que contou com a presença dos familiares dos formandos e da comunidade, o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, lembrou das ações realizadas nos últimos dois anos pela Prefeitura de Petrópolis.

Entre as ações realizadas no Alto Independência estão a implantação do programa Mais Educação, que possibilitou o estudo em tempo integral aos alunos da rede municipal de ensino com aulas de dança, banda, matemática, recreação, letramento e teatro. Além disso, os adultos também estão participando do Projovem, para adultos que tem o interesse de voltar a estudar e se profissionalizar para conseguir uma posição melhor no mercado de trabalho.

“Fico feliz também por voltar aqui e poder dizer que os compromissos que assumimos, nós estamos cumprindo. Fizemos a primeira etapa do asfaltamento do bairro e, em breve, vamos começar a segunda fase. Desapropriamos uma casa, onde irá funcionar a creche com equipamentos e estrutura de alta qualidade para que as crianças tenham um espaço de qualidade. Já conseguimos toda mobilização para reformarmos a Escola do Alto Independência, que todos chamam de Escola Rosa, para ficar de acordo com o que foi discutido com a comunidade e com os professores para ser uma escola de qualidade.”, declarou o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi.

A Prefeitura de Petrópolis também implantou o Núcleo de Justiça Comunitária no bairro. De acordo com o secretário de Segurança Pública Municipal, Hélio Moura Filho, esse é o primeiro núcleo instalado no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é mediar conflitos e promover melhores relações sociais entre os moradores através dos agentes comunitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário