segunda-feira, 18 de abril de 2011

MÚSICA E DANÇA INDIANA EM SHOW GRATUITO EM PETRÓPOLIS

Music of Joy é um evento com o intuito de levar o ouvinte a sentir a pura e simples alegria de viver. A atração será promovida no Theatro Dom Pedro na quarta-feira, 20 de abril, a partir das 20h.

O projeto desenvolvido pela Sahaja Yoga emerge como uma possibilidade de contribuir com a cultura através de espetáculos e exposições da cultura indiana na sua forma mais pura. A apresentação vai despertar a curiosidade pelo potencial de harmonia, paz e bem estar que residem em cada ser humano e que podem ser alcançados pelo contato com a arte.

Na Índia, a música é considerada como prece ou oração e também uma das mais antigas formas de expressão humana. Sua origem se deu com as escrituras sagradas (Vedas), que eram compostas na forma de poesia e cantadas com ritmo. A grande diversidade de tradições indianas deu origem a uma variedade de instrumentos musicais.

A Raga (estrutura de melodia) e Tala (estrutura de ritmo) são as duas principais características da música clássica indiana que serão apresentadas no show. Acredita-se que as Ragas atuam diretamente no funcionamento do nosso sistema nervoso. A combinação de cada nota ou acorde, bem como o arranjo entre eles atuam de uma forma particular sobre os plexos, também chamados de chakras na cultura indiana. Estes chakras têm uma série de funções físicas, mentais e espirituais, e desta forma a música pode ser utilizada na busca do equilíbrio levando-nos a alcançar um estado de bem estar e paz inigualáveis.

Toda a cultura indiana está fortemente arraigada na crença do espírito e da busca pelo crescimento espiritual, por isso é comum aos grandes artistas e virtuoses indianos dedicarem-se e agradecerem aos seus mestres e gurus, que através de seus ensinamentos lhes permitiram ter a conexão com a fonte da Inspiração.

A dança indiana é uma arte milenar e foi desenvolvida não só para entreter, mas também para educar. Os indianos contam que Brahma, divindade criadora do universo, criou a dança para que os valores da sociedade e sua cultura fossem repassados de forma lúdica.

Por meio da música e poesia, os movimentos ágeis e precisos, as expressões fortes e o visual colorido da maquiagem e das vestimentas dão vida a episódios das escrituras sagradas da Índia. Na sua forma pura, o objetivo principal da dança é proporcionar um êxtase divino, invocando alegria.

O espetáculo vai apresentar esse estilo singular de música que tem como objetivo fazer as pessoas sentirem a “pura alegria” ou o regozijo dentro de si, um conceito traduzido do inglês “music of joy”. Uma alegria que não está vinculada a nada especificamente e parte de dentro de cada um. Pode-se dizer que esse sentir vem a partir de um encontro interior consigo mesmo. A idéia é sentir a música interiormente e simplesmente deixá-la fluir.

A Sahaja Yoga, instituição que promove o show, organiza, incentiva, apóia e direciona esforços para oferecer atividades de cunho cultural, educativo e artístico. O projeto atua em mais de 120 países ao redor do mundo, onde a Sahaja Yoga está presente, reunindo diversos artistas de diversas nacionalidades para apresentações de música e dança.

"A dança é uma ótima forma de se libertar das pressões diárias porque, na dança, você entra em consciência sem pensamentos e em estado de alegria. Então, esta alegria é tão satisfatória que o regozijo do espírito é muito maior do que o regozijo por qualquer conforto mundano ou material. A dança dá conforto físico, mental e também conforto espiritual", declara Shri Mataji Nirmala Devi, Fundadora da Sahaja Yoga.

Shri Mataji tem criado inúmeras Organizações Não Governamentais dentre elas, uma escola internacional de artes e música em Vaitarna na Índia para promover a arte em todas as formas clássicas.

"Nós devemos saber que o único método para permanecer saudável consiste em nossa música, em nossos ritmos, em nossa dança", afirma Shri Mataji.

A apresentação em Petrópolis contará com a participação do violinista Bruno Jatobá Descaves, artista que já percorreu o mundo se apresentando nos quatro continentes e foi condecorado com inúmeros prêmios internacionais como, Good Impression Prize: Shizuoka International Festival, Menção Honrosa: Marugane Castle Festival e Best Entertainer Prize: Shizuoka International Festival.

Mas não para por aí, no palco do Theatro Dom Pedro também vão estar Svetlana Vladimirovna Brandi, pianista profissional formada pela Universidade de São Petersburgo, Rússia e Eduardo Roscoe, estudante brasileiro que toca Tabla e cursa na academia de artes e música Shri P.K.Salve Kala Pratishthan, situada em Vaitarna, Índia.

A atração principal da apresentação é o dançarino e cantor Sandeep Bodhanker. O indiano residente no Reino Unido e possui mais de 1.200 apresentações em seu currículo espalhadas pelo mundo. É coreógrafo e professor de dança clássica indiana no estilo Kuchipudi. Já recebeu o título Nrityabhushan ou jóia da Dança, além de várias homenagens incluindo 9 prêmios pela UNESCO, pelas fantásticas performances e “extraordinária contribuição e excelência na divulgação, promoção, preservação e popularização do patrimônio das Artes Indianas”.

SERVIÇO
Data: Quarta-feira, 20/04/2011
Horário: 20h
Local: Theatro Dom Pedro
Praça dos Expedicionários s/nº
Centro – Petrópolis/ RJ
Entrada: Gratuita
Censura: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário