quarta-feira, 20 de abril de 2011

PETRÓPOLIS ENTRE AS “CIDADES ESTRATÉGICAS” NO PROJETO POLÍTICO DO PCdoB PARA 2012

Uma delegação de Petrópolis esteve presente no 7º Encontro Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que aconteceu em São Paulo no último fim de semana e reuniu militantes e lideranças políticas de todos os Estados do Brasil. Petrópolis está entre cidades do País consideradas “estratégicas” para o partido em relação às eleições majoritárias e proporcionais de 2012. Nesses locais, o PCdoB não abre mão de lançar chapa de vereadores e candidato próprio para disputar a Prefeitura. No caso de Petrópolis, o professor Renato Freixiela (presidente do partido na cidade) já foi indicado, no início desse mês, pela direção estadual como pré-candidato a prefeito.

Além de Renato Freixiela, estiveram em São Paulo, representando Petrópolis, os professores Marcus São Thiago e Leonardo Bastos, que participaram dos ciclos de debates socialistas e apresentaram o cronograma de trabalho do partido na cidade para esse ano. A comitiva de Petrópolis teve a oportunidade de conversar com lideranças do partido no Senado, na Câmara dos Deputados e, em especial com o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, em especial sobre possíveis investimentos na cidade para a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).

O PCdoB petropolitano está passando por uma série de transformações, com a conquista de novos filiados e o ingresso nos quadros do partido de lideranças de várias áreas: social, comunitária, sindical, cultural, além de lideranças dos segmentos da saúde, da educação, da juventude, do esporte, do meio ambiente, entre outros. Um dos temas recorrentes do 7º Fórum Nacional do PCdoB, e que será uma das principais tônicas do debate políticos dos próximos meses e, principalmente, para as eleições do ano que vem, foi a “reforma urbana” dos grandes centros populacionais.

“Não dá mais para se conceber uma cidade como Petrópolis, com mais de 300 mil habitantes, ainda possuir uma mentalidade provinciana quando o assunto é ocupação do solo, a preservação de encostas e aplicação de políticas públicas em diversas áreas, sobretudo em relação à habitação, saneamento, educação, saúde, defesa civil e o planejamento de crescimento de longo e médio prazos. O PCdoB quer provocar esse debate com a sociedade e mostrar que pode ser uma alternativa de poder, trabalhando sempre em conjunto com os movimentos da sociedade civil organizada”, destacou o presidente do partido em Petrópolis, Renato Freixiela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário