segunda-feira, 18 de abril de 2011

PREFEITO ENTREGA “PRETECAS” NO DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTO-JUVENIL

No Dia Nacional do Livro Infanto-Juvenil, o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, em mais uma iniciativa em prol da Educação Infantil do município, anunciou a entrega de 211 “Pretecas”, totalizando 37.980 livros dos mais variadores autores, voltadas para alunos nas faixas etárias de 4 e 5 anos e de 6 e 7 anos da rede municipal de ensino.


“O objetivo é incentivar o gosto pela leitura desde cedo para que os alunos possam, ao longo da vida escolar, escrever e ler melhor. Para nós é uma grande honra porque eu estudei em escola pública e na época não tive acesso aos livros com tanta facilidade como acontece hoje. A Educação Infantil do município vem passando por uma revolução no nosso governo. Compramos material de alta qualidade, reformamos as creches e ainda adquirimos prédios para a implantação de novos CEIs, como Morin, Carangola, Independência, Cascatinha, entre outras localidades que vão receber os centros”, declarou o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi.

Português é prioridade

As “pretecas” serão implantadas em todas as 183 escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) do município, incentivando cada vez mais a leitura.

“A nossa prioridade é o português. O incentivo à leitura desde a educação infantil vai contribuir para aumentar o gosto pela nossa própria língua, melhorando a capacidade da criança de se expressar no papel e oralmente”, disse o secretário de Educação, William Campos, que aproveitou para agradecer a parceria com a Fundação de Cultura e Turismo, que ajudou a viabilizar os projetos. O secretário ainda informou que serão distribuídos dicionários com a reforma ortográfica a todos os alunos do primeiro segmento do ensino fundamental.

Para a direção das escolas, a “Preteca” fará uma enorme diferença na educação dos estudantes da rede pública municipal.

“Estamos vivendo o melhoramento da educação de Petrópolis, principalmente na sala de aula. A criança que cria a sua história e que conta a sua história com certeza será uma criança feliz”, declarou o diretor geral do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, Renê Fernandes Tosta Filho.

As parcerias que vem sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Educação estão trazendo novas oportunidades para os alunos e profissionais da área de educação. As Pretecas são formadas por livros das editoras Larousse, Escala Educacional e Editora Rovelle. Alguns dos livros são adaptações à linguagem infantil de clássicos da Literatura como “As Mil e Uma Noites”, “Dom Quixote”, “Odisséia” e “Os Lusíadas”. Também foram adquiridos exemplares de livros sobre Educação no trânsito, Direitos das Crianças, Fábulas, Meio Ambiente e Diversidade Cultural.

“Estamos tendo a honra de compartilhar essa vitória, que é da Secretaria de Educação e da comunidade. São livros de excelente qualidade que as escolas estão recebendo. Além disso, estamos disponibilizando grandes autores para realizarem palestras e seminários, como Celso Antunes que esteve na Conferência Municipal de Educação, Marina Colassanti e Evanildo Bechara, que serão os próximos”, destacou o diretor da Editora Rovelle, criadora da Preteca, Roberto Leal.

Estiveram presentes a chefe de Gabinete, Sheila Guimarães; o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Charles Rossi; o secretário de Segurança Pública Municipal, Hélio Moura; o secretário de Esportes e Lazer; Carlos Alberto Lancetta; a subsecretária de Educação Infantil, Valéria Albuquerque; a subsecretária de Ensino Fundamental; Cláudia Quintanilha; diretoras das escolas e CEIs municipais, professoras e profissionais da educação.

Desafio da Leitura nas escolas municipais

A comemoração do Dia Nacional do Livro Infanto-Juvenil, além da entrega das Pretecas, também é composta pela primeira edição do Dia do Desafio da Leitura, em que todas as escolas da rede municipal são desafiadas a promoverem ações de incentivo à leitura.

Diferentes atividades como leitura dramatizada, leitura em voz alta, recital de poesia, leitura compartilhada, entre outras ações foram realizadas nas escolas do município.

As três instituições, divididas nas categorias CEI, escola de pequeno porte, escola de médio porte e escola de grande porte, com o maior número de atividades e que mobilizarem o maior número de turmas, professores e alunos, vão receber um kit com acervo de livros de primeiro e segundo segmento do ensino fundamental destinado ao projeto Mala Viajante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário