segunda-feira, 25 de abril de 2011

PREFEITO INAUGURA CRECHE NO CARANGOLA

Independência, Morin, Cascatinha e outros bairros vão receber outras unidades com estrutura de primeira qualidade

Sob uma bela queima de fogos, o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, inaugurou na noite de terça-feira (19) o Centro de Educação Infantil (CEI) do Carangola numa área de 5 mil metros quadrados na Estrada do Carangola, próximo ao posto de saúde. A creche tem capacidade para atender 90 crianças com idade entre 0 e 5 anos.

“Estamos num momento muito especial inaugurando creches de qualidade como essa no Carangola, a creche de Pedro do Rio, a creche da Vila São José e em breve vamos inaugurar no Independência, Morin, Cascatinha e outros bairros. Estamos mostrando ao trabalhador que espaços como esse não são apenas para quem tem uma boa situação financeira, mas que todas as nossas crianças tem direito a um espaço de primeiro mundo, de alta qualidade. Temos que nos orgulhar da comunidade do Carangola ter uma creche extraordinária”, declarou o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi.

Unidade já recebeu Preteca e Bebeteca

O prédio adquirido por R$ 500 mil foi todo reformado e adaptado para os alunos, contando com uma enorme área verde. A creche conta com mobiliário, carrinhos de bebês, berço, cadeirinha e equipamentos novos. A unidade também foi uma das contempladas com a Bebeteca, que é uma biblioteca com 211 títulos de diversos autores, brinquedos educativos, material em 3D e com som, tapete emborrachado e material pedagógico infantil, voltado para crianças de 0 a 3 anos.

“Melhor do que um convênio, é termos um imóvel nosso. Antes tínhamos um convênio, agora temos uma creche própria. Ela vai ficar para sempre na comunidade, por isso, todos tem que ajudar a manter. Muita gente na comunidade pediu essa creche e agora o prefeito realiza. Esse CEI é para mostrar que tem um padrão, de alta qualidade, e quem dita esse padrão é a Prefeitura. Temos que investir na educação desde cedo para que essa criançada coloque a educação de Petrópolis entre as três melhores do Estado e entre as 20 melhores do Brasil”, declarou o secretário de Educação, William Campos.

O CEI Carangola também recebeu a Preteca, uma biblioteca com 180 títulos das mais variadas editoras para crianças com 4 e 5 anos. Entre os livros adquiridos estão adaptações à linguagem infantil de clássicos da Literatura como “As Mil e Uma Noites”, “Dom Quixote”, “Odisséia” e “Os Lusíadas”, e exemplares de livros sobre Educação no trânsito, Direitos das Crianças, Fábulas, Meio Ambiente e Diversidade Cultural.

“Estamos aqui nos sentindo honrados e prestigiados por essa inauguração porque acabamos com a idéia de que creche é depósito de crianças. Conseguimos dar um grande passo na caminhada para a formação de cidadão. Temos materiais de primeira que servirão como alicerce para a formação dessas crianças”, disse a coordenadora do CEI Carangola, Maitê Lisandra.

Os pais ficaram encantados com o espaço e fizeram questão de demonstrar o agradecimento pelo excelente Centro de Educação Infantil montado para os filhos.

“As instalações são maravilhosas, estão no nível maior que creche particular. Vai ser muito bom para a minha filha”, disse Michele Viana, mãe da aluna Rebeca de 3 anos.

“Ficou muito lindo, já usei o fraldário, via o espaço está demais. Confio nos profissionais e meus filhos só tem a ganhar”, disse Jaqueline Campos, mãe de Elisabete e Ismael, de 6 meses e 5 anos, respectivamente.

“É muito lindo, bem equipado, com parquinho. Tudo o que as crianças tem direito”, disse Charbellem de Almeida Finterman, mãe de aluno.

Novo CEI será instalado na região

A meta da Subsecretaria de Educação Infantil é ampliar o atendimento nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de 6.500 alunos atuais para 13 mil até o final de 2012.

Durante a cerimônia, o prefeito de Petrópolis anunciou que a região vai receber mais uma creche, mas que terá que contar com a participação dos moradores para encontrar um espaço adequado. De acordo com o secretário de Educação, esse é um novo momento da Educação Infantil no município.

“Estamos pedindo a você mãe, pai, que nos ajude a pesquisar uma casa para fazermos um novo espaço. Esse é o início da revolução na Educação Infantil em Petrópolis. Precisou o prefeito Paulo Mustrangi entrar para a gente fazer mais dez creches porque a educação infantil não era prioridade”, disse William Campos.

Estiveram presentes os secretários de Governo, o presidente da Câmara, Paulo Igor; os vereadores Márcio Arruda, Renato Thomé, Gil Magno; a subsecretária de Educação Infantil, Valéria Albuquerque; a subsecretária de Ensino Fundamental, Cláudia Quintanilha; os presidentes das Associações de Moradores da região e áreas próximas, funcionários da Prefeitura, moradores do bairro, pais e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário