quarta-feira, 20 de abril de 2011

PROJETO BRASIL MUSICAL 2011 HOMENAGEIA O SAMBA

Alunos das escolas municipais vão desvendar a vida e obra de 24 nomes do samba

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Educação, realiza a abertura oficial do projeto Brasil Musical 2011, no dia 26 de abril, às 15h, no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Esse ano, o projeto homenageia o Samba a partir de trabalhos de estudo de biografias de 24 nomes desse gênero musical, que é uma das maiores manifestações da cultura popular brasileira. Esses trabalhos serão realizados no período de maio a setembro pelos alunos da rede municipal de ensino, prometendo surpreendentes descobertas para as Unidades Escolares envolvidas.

Para a abertura que terá como público alvo os diretores, professores e convidados, várias presenças do Samba estão confirmadas, como a do padrinho do projeto, o compositor e produtor cultural Adevanir Fumero; o filho de Roberto Ribeiro, Alex Ribeiro; a filha de Candeia e presidente do Grêmio do Quilombo, Selma; a partideira Marcia; e a filha de Walter Alfaiate, Claudia Nunes.

Cerca de 40 escolas estarão envolvidas na proposta, que conta com escolas de Segundo Segmento do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Entre os homenageados de 2011, temos Nelson Cavaquinho, Candeia, Cartola, Beth Carvalho, Clara Nunes, D. Ivone Lara, Adoniran Barbosa, Delcio Carvalho, Ismael Silva, Martinho da Vila, Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Roberto Ribeiro, Paulinho da Viola, entre outros, que terão suas vidas e obras desvendadas pelos alunos.


“Para 2011, o projeto se fixará nos estudo da transformação do cenário histórico e geográfico do Brasil através dos tempos, aproveitando o Samba para contextualizar tal realidade. O objetivo maior é trabalhar a estima dos alunos envolvidos acerca de sua identidade cultural, através de um movimento musical que a cada dia mais se expande, deixando os limites do Rio de Janeiro e ganhando força através de todo o país. Partindo do mote “a gente só ama o que conhece”, o projeto Brasil Musical, há quatro anos, apresenta para a Rede Municipal de Ensino a verdadeira história da Música Popular Brasileira, apresentando biografias, discografias, curiosidades e “causos” dos homenageados de cada ano”, declarou a coordenadora do projeto, Catarina Maul, que irá assessorar os estudos com os professores que também realizaram as pesquisas Walmir Pimentel, Nilson Tassi e Norton Ribeiro.

O projeto culmina com a realização de quatro espetáculos nos quais o aprendizado será contextualizado através de apresentações artísticas como dança, poesia, apresentações musicais, teatro, entre outras manifestações criativas de acordo com as realidades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário