sexta-feira, 29 de abril de 2011

PROJETO RECARGA NA ESCOLA SERÁ IMPLANTADO EM SETEMBRO

Alunos terão que validar bilhete eletrônico nas escolas

O prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, aprovou hoje a implantação do projeto Recarga na Escola com o objetivo de melhorar o controle da frequência dos alunos nas unidades educacionais do município. O projeto prevê a instalação de validadores em todas as escolas públicas municipais, a exemplo do que, ocorre, atualmente, no transporte coletivo. Desta forma, o Bilhete Eletrônico, conhecido como RioCard, funcionará como uma chamada escolar eletrônica.

Para discutir as estratégias de implantação do projeto, que está prevista para o final de setembro, reuniram-se, na tarde desta quarta-feira (27/04), o secretário de Educação, William Campos, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), Isidro Ricardo da Rocha e o coordenador de Bilhetagem Eletrônica, Antonino dos Santos Rocha. De acordo com o secretário, o projeto Recarga na Escola combaterá a evasão escolar e inibirá as fraudes, já que o funcionamento do cartão ficará atrelado ao comparecimento do aluno. O estudante validará o bilhete eletrônico na escola para que o cartão possa ser ativado na volta para casa.

O Recarga na Escola também será uma ferramenta essencial para o fortalecimento da FICAI – Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente. Assim, a família do aluno que não comparecer por três dias na escola será notificada. Além disso, as comunicações das faltas ao Conselho Tutelar e à Vara da Criança, do Adolescente e do Idoso serão realizadas com maior rapidez.

“Essa ideia do prefeito Paulo Mustrangi ajudará a melhorar a frequência escolar. Nós a consideramos um presente para a Educação de Petrópolis”, declarou o secretário de Educação, William Campos.

Atualmente, de acordo com o Setranspetro, são 33 mil cartões ativos: 32 mil dos alunos do ensino fundamental e 1 mil dos alunos do ensino médio.

“Estou confiante que o projeto trará benefícios para a escola. O prefeito está nos cobrando agilidade nesta ação. É um projeto ambicioso e que tem tudo para dar certo”, declarou o presidente do Setranspetro, Isidro Ricardo da Rocha, que compartilha da mesma opinião do coordenador de Bilhetagem Eletrônica, Antonino dos Santos Rocha. “Estou confiante. O prefeito e o secretário nos passaram muita segurança. Não é apenas tecnologia: a confiabilidade das pessoas envolvidas no grupo de trabalho e o apoio total do prefeito ao processo fazem com que ele tenha tudo para funcionar”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário