quinta-feira, 28 de abril de 2011

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ESTIMULA PAIS A INSCREVER FILHOS NO MAIS EDUCAÇÃO

Para ampliar o número de alunos da rede municipal de ensino beneficiados com as atividades no contraturno do Mais Educação, o secretário de Educação, William Campos, estão realizando reuniões com os pais ou os responsáveis para incentivá-los a matricularem os estudantes no programa.

As reuniões já foram realizadas em cinco unidades educacionais. As mais recentes ocorreram na terça-feira, dia 26, com os pais dos estudantes da Escola Municipal Clemente Fernandes, localizada na Comunidade 24 de Maio, realizada na Segunda Igreja Batista, na Rua Teresa; e na quarta-feira, dia 27, na Escola Municipal Lúcia de Almeida Braga, no Carangola.

A reunião, que será realizada em todas as escolas participantes, trata das questões pedagógicas do programa Mais Educação, das vagas e frequência e ainda da participação da família no processo educacional. Logo após as reuniões, os pais já podem inscrever os estudantes.

Apenas os pais ou responsáveis podem inscrever o estudante no programa, que oferece, em cada unidade escolar, seis das 39 atividades disponíveis, que são: letramento, matemática, língua estrangeira, laboratório de ciências, vôlei, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, judô, karatê, taewondo, ginástica, capoeira, dança, hip hop, teatro, grafite, desenho, escultura, pintura, jornal, rádio, fotografia, pintura, desenho, escultura, Com Vida / Agenda 21, horta, recreação, xadrez, direitos humanos, banda fanfarra, percussão, coral, flauta, cineclube, práticas circenses e promoção da saúde.

Esse ano, com a aprovação do Ministério da Educação à solicitação feita pela Secretaria Municipal de Educação, mais 23 escolas contarão com o programa, totalizando 64 instituições com ensino em horário integral.

Em 2010, 4.699 alunos participaram das atividades e estava previsto um aumento de 30% para 2011, mas foi melhor ainda porque a Secretaria de Educação alcançou 7.366 vagas, superior a 50%. Agora haverá um avanço ainda maior com a resposta positiva do MEC para a participação de mais 23 escolas no Mais Educação, totalizando 64.

Estudo no contraturno faz parte das metas da Educação

Entre as 26 metas da Secretaria Municipal de Educação para 2011 está a ampliação da oferta do Mais Educação e adaptação das escolas para receber os alunos no contraturno, já que o programa tem verba própria para melhoria do espaço dentro das escolas.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário