sábado, 21 de maio de 2011

GOVERNO ANUNCIA EM AUDIÊNCIA CONSTRUÇÃO DE CASAS EM CUIABÁ

Durante a audiência pública promovida pela Diocese de Petrópolis e pelo Comitê Gestor do Portal Dados Municipais, o Governo Municipal, através do secretário da Habitação, Carlos Abenza, anunciou a construção em breve de 180 casas para atender as famílias do Vale do Cuiabá. Diante dos trabalhos apresentados o Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro conclui os trabalhos lançando a proposta para que as reuniões passem a acontecer de forma setorizada, com as concretização das ações apresentadas e “caso eu perceba que as coisas não estão evoluindo vou convocar outra audiência para o dia 30 de junho”.

Dom Filippo Santoro disse que um dos objetivos do seu manifesto foi alcançado na segundo audiência com a manifestação clara dos poderes públicos sobre o que se está fazendo e um espaço aberto para manifestação da população. “Depois do manifesto as coisas não ficaram dormindo, houve uma mobilização de todos e é isto que queria frente aos apelos recebidos”, comentou Dom Filippo, frisando que o Governo Municipal e os poderes legislativas se colocaram disponível “e o resultado vimos hoje nas apresentações”.

Philippe Guedon, representando o Comitê Gestor Portal Dados Municipais, falou da necessidade de se ter os planos e estudos elaborados até o momento sobre as tragédias e áreas de risco em Petrópolis. Chamando atenção para o fato de que muitos estudos desapareceram da Prefeitura. “Infelizmente quem fez os planos se achava no direito de levá-los embora, o que não podemos aceitar, pois é um patrimônio da comunidade”.

Diversas intervenções ocorreram, sendo a principal delas foi apresentada pelo engenheiro Robson Gaiofatto, quando fez uma explanação detalhada sobre a situação da cidade, frisando que “é mentira a afirmação de que Petrópolis não tem áreas seguras”. De acordo com ele, há vários terrenos seguros e que podem ser utilizados para construção, lembrando ainda que é preciso criar um sistema de prevenção, mais com planejamento e treinamento da população.

Entre as propostas apresentadas por Robson Gaiofatto esta a determinação com precisão de localização das moradias de mais alto risco, cujos moradores devem ser removidos e as construções demolidas; definição de zonas que necessitam de intervenções estruturais de contenções e/ou estabilizações de taludes, incluindo caracterização dos solos baseado em mapas geológicos e ensaios de laboratório; e definição de projetos básicos de drenagem e reflorestamento envolvendo toda a região e de forma especial as áreas liberadas por remoção de moradores, baseados em registros de precipitação e associados à caracterização dos solos.

O presidente do Comitê de Ações Emergenciais da Prefeitura, Luiz Eduardo Peixoto, representando o prefeito Paulo Mustrangi apresentou um balanço sobre as ações desenvolvidas pelo governo municipal para atender as vítimas do Vale do Cuiabá. A Família Imperial foi representada pelo diretor-presidente do Grupo Tribuna, Dom Francisco de Orleans e Bragança, assim como os padres Rogerio Dias, Luis Melo, Quinha e moradores do Vale do Cuiabá e de outras regiões de Petrópolis. Participaram ainda da audiência, o deputado estadual, Luiz Paulo Correa, presidente da CPI da Alerj sobre a tragédia na Região Serrana e vários deputados estaduais, entre eles, Bernardo Rossi e Marcus Vinicius. Os vereadores também participaram da reunião, entre eles o presidente da Câmara, vereador Paulo Igor, o presidente da CPI da Chuva, João Tobias e os vereadores Gil Magno, Wagner Silva e Silmar Fortes.

A vice-presidente do Instituto Estadual Ambiental (Inea), Denise Marçal Rambaldi também esteve presente na audiência e falou sobre as ações do instituto, frisando que foi enviado ao Governo Municipal ofício pedindo para não permitir nenhuma reforma nas casas do Vale do Cuiabá e Benfica até a definição sobre a margem do rio Santo Antonio. “Infelizmente, as pessoas estão reformando as casas e casas novas estão sendo construída. A Prefeitura tem que impedir estas construções, pois em breve teremos concluído o estudo sobre a delimitação da área da margem”.

O presidente da Associações Petropolitana de Engenheiros e Arquitetos (APEA), Luiz Amaral entregou a Dom Filippo Santoro e aos presidentes das CPIs e ao representante do Governo Municipal, documento com sugestões a curto, médio e longo prazo para prevenir e minimizar acidentes em áreas de risco. Luiz Amaral voltou a assumir o compromisso da entidade, através dos profissionais a ela ligados, ajudar o governo na elaboração de projetos a serem apresentados aos governos Estadual e Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário