terça-feira, 28 de junho de 2011

MAIS DE 4 MIL ALUNOS JÁ ESTÃO INSCRITOS NO MAIS EDUCAÇÃO

Programa melhora desempenho do estudante em sala de aula, disciplina e valorização da escola

O secretário de Educação William Campos realizou a 50ª reunião do Mais Educação para incentivar os pais a matricularem os filhos no programa, que prevê aumento do tempo de permanência na escola com atividades extracurriculares, como esportes, reforço escolar, dança, informática, entre outras, aumentando o desempenho do estudante em sala de aula. Até o momento, 4.832 inscrições foram realizadas nas escolas municipais contempladas com o programa demonstrando uma adesão de 85% apenas no dia das reuniões.

“Ao todo 64 escolas ganharam o programa e nós já nos reunimos em 50. Em cada escola, em cada comunidade, fiquei muito empolgado porque existe dos pais e das mães uma adesão imediata. As crianças vão estudar mais e a cidade vai crescer mais. A minha maior felicidade é que apesar de todas as mudanças que estão acontecendo na Educação, como o PCCS, as obras e a compra de materiais, o mais importante para mim é aumentar o tempo de presença da criança na escola, pois isso está gerando um impacto imediato na qualidade de ensino. É uma revolução em todos os cantos da cidade”, declarou o secretário de Educação, professor William Campos.

Somente na 50ª reunião, realizada na Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo, no bairro Vila Felipe, aumentará de cem para 300 o número de alunos participantes do Mais Educação para o segundo semestre, já que ampliar a oferta do programa nas escolas municipais está entre as 26 metas da Secretaria de Educação para esse ano.

“No ano passado a minha filha participou e eu vi que ela melhorou muito na matemática, na disciplina, nos deveres e conseguiu notas melhores. Esse ano ela só teve notas azuis. Eu trabalho e saio de casa às 7h, sabendo que ela participa do programa fico mais tranqüila porque não fica na rua, sei que aqui está estudando, fazendo atividades e está protegida”, disse a costureira Cláudia Regina Soares, cuja filha de 11 anos participa do Mais Educação.

O programa Mais Educação, criado em 2007 pelo governo federal, mas implantado em Petrópolis apenas em 2009, oferece uma série de atividades no contraturno para melhorar o desempenho escolar dos estudantes. Esse ano, com a aprovação do Ministério da Educação à solicitação feita pela Secretaria de Educação, mais 23 escolas contarão com o programa, totalizando 64 instituições com ensino em horário integral.

“É uma experiência inovadora, visto que nenhum secretário de Educação fez um trabalho como esse, vindo nas escolas. Os relatórios da etapa anterior mostram que os alunos estão apresentando melhor desempenho em sala de aula, mais atenção, assiduidade e valorizando a escola”, disse a coordenadora geral do Mais Educação em Petrópolis, Fernanda Planz.

As escolas contempladas podem escolher até 6 das 39 atividades oferecidas: letramento (português), matemática, língua estrangeira, laboratório de ciências, vôlei, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, judô, karatê, taewondo, ginástica, capoeira, dança, hip hop, teatro, grafite, desenho, escultura, pintura, jornal, rádio, fotografia, pintura, desenho, escultura, Com Vida / Agenda 21, horta, recreação, xadrez, direitos humanos, banda fanfarra, percussão, coral, flauta, cineclube, práticas circenses e promoção da saúde.

Para os pais, essa é uma grande oportunidade dos filhos realizarem outras atividades e utilizarem o tempo livre, sem precisar ficar na rua.

“Meu filho está no 1º ano e já tem um bom desempenho na escola, mas eu acho que o programa vai ajudá-lo ainda mais”, disse a merendeira Luci Mere Carneiro Soares.

“Eu já tinha muita vontade colocar o meu filho nesse programa e agora que me mudei para cá consegui inscrevê-lo. Prefiro ele dentro do colégio aprendendo do que fora. Ele tem dificuldade no português e no programa vai ajudar bastante”, disse a costureira Leilamar Basílio de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário