domingo, 3 de julho de 2011

FINAL DO CONCURSO DE POESIA DA BAUERNFEST LOTA O PALÁCIO DE CRISTAL


Aconteceu na quinta feira, dia 30 de junho às 19h30, no Palácio de Cristal, a grande final do Concurso de Poesia da Bauernfest, unindo as categorias infantil, juvenil, alunos da noite e adulto. A categoria poetas de outras cidades teve julgamento separado, pois os autores não podiam se apresentar na festa, visto que as inscrições vieram de diversos Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, entre outros.

O concurso é realizado através de uma feliz parceria entre o Clube de Poesias do Petropolitano F. C., idealizador da iniciativa que completa 16 anos, junto com a Fundação de Cultura e Turismo e a Secretaria de Educação. O tema de 2011 foi SOU VENCEDOR.

Catarina Maul, que organiza o concurso há 14 anos ao lado do presidente do Petropolitano F.. C., o poeta Arnaldo Rippel, vem modificando, através dos anos, alguns pontos do regulamento do concurso para que ele se adeque aos novos tempos, afinal, há quatorze anos atrás não existia em cada lar um computador, e agora grande parte dos poemas já são inscritos por email, o que possibilita a grande procura dos poetas de outras cidades pelo concurso que faz parte do calendário cultural da cidade e das grades literárias de divulgação em todo o país.

Como o evento é anual, muitos poetas marcam presença há muitos anos nas categorias, alguns tendo que transitar nas mesmas, à medida que a idade avança.

Jovens como Cadu Mohrstedt, Elis Bondim, Vivian da Silva Teixeira, Nadeem Ahmad Tahir já disputaram nas categorias infantil, juvenil e agora concorrem com os veteranos na categoria adulto.

Alguns novos talentos são revelações que levam os troféus dos últimos anos, como os premiados Filipe Medon, que recebeu o primeiro lugar na categoria juvenil, além do troféu de melhor intérprete, Henrique Maul, que ficou com o terceiro lugar na mesma categoria, e Lara Mota, terceiro lugar e melhor intérprete da categoria infantil.

Por conta do contato da organizadora do concurso com as crianças e jovens, através de seu trabalho na Secretaria de Educação, as categorias estudantis somam quase 60% das inscrições ao concurso e colorem a grande festa com olhares corajosos e amor pela poesia, cena que emociona a grande plateia.

Mas, sem dúvida, os maiores louros ficam por conta da presença dos poetas de sempre, alguns fundadores, do Clube de Poesia do Petropolitano F. C. Na noite desse ano etiveram presentes Glorinha Rattes, Luiz Carlos Rodrigues Soares, grande vencedor da noite, Lucia Maul, Caçula, Gladys Alarcon Barriento, Lucia França, Marglori e o presidente do clube, Arnaldo Rippel, que emocionado externou para a plateia que esse é um dos dias do ano em que acorda mais feliz, o dia do “Concurso da Bauern”.

Petrópolis agradece a poesia pelos belos momentos vividos nessa noite mágica.

Trechos dos poemas vencedores:

“Conquisto a cada dia com meus versos

Um mundo novo, escrevendo universos

Na sinceridade da palavra, a emoção

De vencer na vida com um poema na mão...”

Filipe Medon - 1º lugar juvenil

“E o povo contente extravasa alegria

A “Bauern” se veste de encanto e esplendor,

Nativo e colono em perfeita harmonia,

Pergunta que faço: Quem é vencedor?”

Luiz Carlos Rodrigues Soares - 1º lugar adulto

“Com a lupa da alma o poeta

Faz das trevas seu feixe de luz

Que garimpa palavra correta

E a alma do mundo seduz.”

Walmir Pimentel - 1º lugar adulto outras cidades

RESULTADO CONCURSO DE POESIA DA BAUERNFEST 2011

Presidente do Cube de Poesias do Petropolitano: Arnaldo Rippel

Secretário de Educação: William Campos

Diretor – presidente da Fundação de Cultura e Turismo: Charles Rossi

Organizadora: Catarina Maul

CATEGORIA INFANTIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário