domingo, 3 de julho de 2011

PRIMEIRO SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA SOLIDÁRIA É REALIZADO NA NOVA SEDE DA SETRAC

A Prefeitura de Petrópolis e a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), por intermédio do Departamento de Trabalho e Renda, promoveram na tarde desta sexta-feira (1º), o primeiro Seminário de Introdução à Economia Solidária no Pólo Serrano. O seminário é uma realização do Núcleo Estadual de Assistência Técnica aos Empreendimentos Solidários do Estado do Rio de Janeiro (Nietes) e aconteceu na nova sede da Setrac, na Avenida Ipiranga, nº 544, que deverá ser inaugurada até o final deste mês.

O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas entre integrantes das secretarias municipais, da economia informal e da sociedade civil. Entre as autoridades estiveram presentes o prefeito Paulo Mustrangi, o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Luís Eduardo Peixoto, o secretário de Trabalho e Emprego de Teresópolis, Marcos Ferreira dos Santos e a coordenadora da Secretaria de Trabalho de Nova Friburgo, Luci Figueira da Silva.

Economia Solidária é uma maneira diferente das pessoas se organizarem em torno do seu trabalho e dos benefícios que este pode produzir. É um movimento onde homens e mulheres se organizam a partir do trabalho coletivo, desenvolvem formas de geração de renda, onde todos têm suas necessidades satisfeitas e o uso dos recursos naturais é feito de forma responsável e consciente. Na economia solidária, o trabalho não tem patrão e empregado. Os produtores e produtoras solidárias se organizam em sistemas de autogestão. Ou seja, todos são responsáveis pelo empreendimento, todos decidem em conjunto e se beneficiam igualmente dos frutos gerados pelo mesmo.

O prefeito Paulo Mustrangi ressaltou que a globalização capitalista acaba promovendo um processo de exclusão. “A inversão deste processo é fundamental. A economia solidária é o caminho para valorizar a sabedoria de nosso povo e assim potencializar ações que promovam o crescimento do trabalho e renda”, declarou o prefeito.

O secretário Luis Eduardo Peixoto agradeceu ao prefeito Paulo Mustrangi pela nova sede e disse que a partir de agora a Setrac entra em outra fase, descentralizando os serviços para dar um melhor atendimento a quem necessita. ”Este seminário é apenas o primeiro passo para transformar a nossa cidade num centro de referência de economia solidária e assim melhorar a vida de nossos moradores”, prometeu o secretário.

O diretor do Departamento de Trabalho da Setrac, Claudio Eduardo Pomin, abriu os trabalhos falando da importância deste seminário para o desenvolvimento da economia solidária em nosso município. “Queremos conscientizar quem trabalha desta forma e ajudar a organizar toda a cadeia de produção”.

Já o gerente de programas do Neats, Sérgio Pereira disse que as pessoas praticam a economia solidária e não percebem que ela já faz parte do seu dia a dia. “O nosso projeto tem como objetivo fortalecer os grupos, pois o grande problema está na falta de planejamento. Aprender os conceitos básicos de preço, praça, produto e propaganda vão fazer uma grande diferença nos negócios dessas pessoas que vieram aqui em busca de conhecimento”, declarou Sérgio Pereira, gerente de programas do NEATS.

Os outros dois seminários sobre economia solidária na região serrana acontecerão no dia 8 de julho, em Teresópolis e no dia 15 de julho, em Nova Friburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário