terça-feira, 1 de maio de 2012



CAFÉ COLONIAL DO DIA DAS MÃES

Sexta-feira, dia 18 de maio, a partir das 15h, será realizado no Salão Paroquial da Catedral São Pedro de Alcântara, localizado à Rua São Pedro de Alcântara, 60 – Centro, um Café Colonial em comemoração pelo Dia das Mães

O evento é uma promoção da Casa da Amizade e da Família Rotariana de Petrópolis e tem como meta, além de homenagear e comemorar o dia das mães, angariar fundos para a Casa da Amizade para a APPO - Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

O café colonial é uma das mais autênticas tradições da cultura e da cozinha alemã, tanto é que ainda hoje em toda cidade em que a população é de origem alemã, as famílias conservam este costume aos domingos à tarde. As mesas repletas de cucas, pães, apfelstrudel (torta de maçã), schmier, nata, queijo, salame, mel, queschmier, morcilias, conservas, chocolate quente, café, chás, wafles, tortas.

A tradição veio com os antepassados alemães e se tornou comercial devido à procura de viajantes e de turistas, que ao chegarem tarde da noite, em cidades onde não havia hotéis ou mesmo restaurantes, alguns colonos prontificavam-se a atender estas pessoas, com alojamento e refeições, no velho costume germânico, colocando à mesa o que havia de melhor. Estas iguarias já eram tradicionais nas festas de kerb, onde após as missas dominicais, os fiéis, acompanhados de uma bandinha, dirigiam-se ao salão paroquial, onde tinha início todo o ritual dos Kerbs. Da necessidade de atender os turistas os colonos deram o início ao café colonial.

Outro modo de denominar o café colonial seria que representaria a mesa farta do colono, antes de ir, muito cedo do dia, para seus afazeres em suas pequenas propriedades rurais. Como ficava do alvorecer ao anoitecer envolvido no trabalho, o “café do colono”, era extremamente reforçado, capaz de proporcionar-lhe energia suficiente para o desempenho árduo de suas funções.

De acordo com Vera Taulois, o momento de comemoração vai ser rico em iguarias deliciosas e ainda vai ajudar a instituição em prol dos pacientes com câncer a adquirir sua casa própria.

Os ingressos, limitados a 150, já está à venda por apenas R$20,00 (vinte reais) por pessoa, através do telefone (24) 2235-8042 ou (24) 9264-7731.

SERVIÇO
Café Colonial do Dia das Mães
Data: 18/05/2012 – Sexta-feira
Horário: 15h
Local: Salão Paroquial da Catedral São Pedro de Alcântara
Rua São Pedro de Alcântara, 60
Centro – Petrópolis/ RJ
Ingresso: R$20,00 (vinte reais)

ASSESSORIA DE IMPRENSA – COMUNICAÇÃO LIVRE
Carla Coelho
(24) 2231-9707/ (24) 9955-2730
(24) 8101-4558/ (21) 9278-0555

Nenhum comentário:

Postar um comentário