segunda-feira, 28 de maio de 2012

DIA MUNDIAL SEM TABACO - 31 DE MAIO


Data mobiliza sociedade em torno do conceito de que fumar faz mal a saúde e ao planeta


Motivos não faltam para extinguir o fumo da rotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o tabaco iria matar nada menos que seis milhões de pessoas somente em 2011, sendo 600 mil fumantes passivos. Se esses números continuarem aumentando, a estimativa é que, em 2030, oito milhões de pessoas morram por ano por conta desse péssimo hábito.

O Dia Mundial sem Tabaco - 31 de maio - foi criado pela OMS em 1987, justamente para tentar reduzir esses números alarmantes. O objetivo é atrair a atenção do mundo para a epidemia do tabagismo - que matou 100 milhões de pessoas no século XX - e as mais de 50 doenças relacionadas a ele que poderiam ser evitadas. Governos de diversos países, especialistas e estudos científicos caminham para uma mesma direção: alertar que o fumo faz mal e causa inúmeros malefícios no organismo.

Este ano a Organização Mundial da Saúde/OMS escolheu o tema "A Interferência da Indústria do Tabaco" para a celebração da data. O tema escolhido abrange uma complexidade de ações estratégicas que a indústria do tabaco utiliza para manter e aumentar o consumo de seus produtos.

O INCA, órgão do Ministério da Saúde responsável por articular o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e pela divulgação e mobilização social para a data desenvolveu a campanha de comunicação com o conceito: "FUMAR: FAZ MAL PRA VOCÊ, FAZ MAL PRO PLANETA". A ação reforça o Artigo 18, da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco/CQCT, que trata da atenção que os países devem dar à proteção ao meio ambiente e à saúde das pessoas. A partir desta ideia, as peças e ações de comunicação objetivam divulgar os danos da cadeia de produção e do uso de produtos do tabaco.

Drª Carla Ismael, Oncologista que faz parte do corpo clínico do CTO – Centro de Terapia Oncológica explica que o tabaco é uma planta, cultivada nas Américas há mais de 500 anos pelos índios e que foi levada para a Europa pelos descobridores da América a partir desta época.

A oncologista pontua que o tabaco vicia pela liberação de endorfinas, que são moléculas associadas à sensação de prazer e bem-estar e que são liberadas no cérebro após a aspiração da fumaça do tabaco.

“Está cientificamente comprovado que o tabaco prejudica o metabolismo porque a metabolização do cigarro com o nosso organismo libera um potente cancerígeno (entre centenas de outros), a nitrosamina, que causa câncer em todas as áreas que passa. Dentre elas os cânceres de língua, orofaringe, laringe, esôfago, estomago, rins, bexiga, pulmão, dentre outros”, detalhou Drª Carla.

A especialista explica que o cigarro vicia tanto ou mais que a cocaína. “E muito difícil para o fumante se livrar do vicio. O melhor é procurar os centros especializados, que com a ajuda de patch de nicotina, medicamentos e orientação pode de fato ajudar o viciado a se livrar do vicio. Aqui em Petrópolis temos no Centro de Saúde”, declarou Drª Carla Ismael.

Com relação ao Dia Mundial sem Tabaco, Drª Carla lembra que após o mundo todo aprovar leis proibindo o cigarro em locais públicos, tais como bares, aviões, departamentos públicos, a incidência de câncer ligado ao tabaco vem diminuindo progressivamente.

“É muito importante para os fumantes passivos que hajam campanhas como esta. Assim como para os jovens adolescentes, que atualmente são o alvo da indústria de tabaco. É necessário falar sobre os malefícios na mídia e pontuar informações muito relevantes: Cigarro mata pelo câncer e pela cardiopatia associada; Vicia mais que cocaína; Largar o vicio e tão difícil quanto largar o alcoolismo”, finalizou a oncologista.

SERVIÇO
CTO – Centro de Terapia Oncológica
Rua Dr. Sá Earp, 309
Centro – Petrópolis/ RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário