sexta-feira, 28 de setembro de 2012

OUTUBRO ROSA

O mundo na luta contra o câncer de mama



Um movimento popular conhecido em todos os cantos do planeta, esse é o Outubro Rosa, o nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. A campanha começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês se tornou nacionalmente e, em seguida, internacionalmente, voltado para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

A popularidade do mês foi aumentando por conta das características extremamente femininas e elegantes. Em Petrópolis não é diferente. Realizado pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, este ano, a campanha entra em sua quarta edição e com um gostinho mais especial ainda, já que a APPO completa 20 anos de assistência social com pacientes portadores de câncer e em trabalhos de conscientização para a detecção precoce da doença.


A madrinha escolhida em 2012 para representar o movimento é a fitoterapeuta Cleuza Blanc, uma mulher batalhadora, esposa, mãe de dois filhos e que, no dia a dia, tem como meta amenizar o sofrimento das pessoas através da fitoterapia, inclusive, pacientes oncológicos. Cleuza começou sua carreira em 1992, encontrou muitas dificuldades no caminho, mas nunca desistiu. A profissional se especializou em Florais, Tinturas, Óleos Essenciais, Pomadas e Cremes e, quando perguntamos quais as metas para o futuro, sua resposta é simples: “Melhorar cada vez mais como profissional e ficar feliz quando o paciente voltar e dizer que está bem”, afirma.

A cada ano, a adesão ao Outubro Rosa é maior, o que é essencial para alertar a sociedade para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O objetivo da APPO é de divulgar, de forma simples, através de palestras e campanhas preventivas, a importância da rápida descoberta da doença para que o tratamento tenha maior eficácia e possibilidade de cura.


“O importante é focar este assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, outubro é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais”, é o que ressalta Ana Cristina Coelho Mattos, presidente da APPO.


Dentre os eventos, no dia 04 de outubro às 20h, será realizado um jantar beneficente no Castelo de Itaipava previsto para um público de 500 pessoas, um desfile de moda do Projeto Maturidade no Petropolitano F.C. no dia 10 à partir das 14h e, durante todo o mês, palestras de conscientização em diversos locais da cidade.

O ponto alto do Outubro Rosa, será no dia 27 às 14h, com a caminhada “Saúde da Mama, uma nova caminhada”, com saída da Catedral São Pedro de Alcântara e encerramento na Praça da Liberdade, percorrendo várias ruas do Centro Histórico. A expectativa é de pelo menos 5 mil pessoas participando do evento, dentre portadores de câncer, “Vitoriosas” (mulheres que venceram a batalha contra a doença), familiares e simpatizantes da causa, que pintam as principais ruas da cidade de Rosa.



Para solicitar uma palestra ou para obter mais informações sobre os eventos que compõem a programação do Outubro Rosa, os interessados devem procurar a sede da APPO – Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos que fica localizada no Shopping Alberto Pereira Dias, à Rua Teresa, nº 608 – salas 231 e 232 Alto da Serra – Petrópolis/ RJ, ou entrar em contato através do telefone (24) 2242-0956, do site WWW.appo.org.br ou ainda pelo e-mail appo@appo.org.br.



10 COISAS QUE DEVERÍAMOS SABER SOBRE O CÂNCER DE MAMA


1. Aspectos Gerais
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, Inca, o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres. No mundo, é uma das principais causas de mortalidade feminina, sendo raro até os 35 anos, com os riscos aumentando progressivamente após essa idade.


2. Fatores de Risco
Dentre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama estão a idade e o histórico familiar. Ingestão de álcool, menopausa tardia, ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e nuliparidade (não ter filhos), também são exemplos de fatores de risco para o desenvolvimento do câncer.

3. Sintomas
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele como retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

4. Da necessidade do diagnóstico precoce
Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de cura. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental nessa luta.


5. O autoexame apenas, não é o melhor modo de diagnostico
Durante muito tempo, as campanhas de conscientização para o câncer de mama divulgavam a ideia de que o autoexame das mamas, baseado na palpação, era a melhor forma para detectá-lo precocemente. Mas o tempo passou, a medicina evoluiu e as recomendações mudaram. O autoexame continua sendo fundamental, mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são máximas.

6. A mamografia é essencial para o diagnóstico precoce
Para o diagnóstico precoce, é preciso a realização da mamografia, que consegue detectar nódulos de tamanhos muito menores do que o autoexame é capaz de fazer. Especialistas estimam que mortalidade por câncer de mama em mulheres entre 50 e 69 anos poderia ser reduzida em 1/3 se todas as brasileiras fossem submetidas à mamografia uma vez por ano.
No entanto, apenas 35% das mulheres brasileiras têm conhecimento de que a mamografia é o caminho para o diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o estatuto do Inca, entre 1999 e 2003, quase metade dos casos de câncer de mama foram diagnosticados em estágios avançados. É de suma importância, portanto, que essa informação chegue às pessoas menos esclarecidas.

7. O SUS é obrigado por lei a fazer mamografia anual em mulheres acima de 40 anos
Segundo a Lei Federal nº 11.664/2008, em vigor desde o dia 29 de abril de 2009, o SUS passa a ser obrigado a fazer ANUALMENTE exames de mamografia em mulheres acima de 40 anos. No entanto, para que tal leia lei seja cumprida, é preciso pressão e fiscalização da sociedade e cabe a nós pressionar e fiscalizar a o governo.

8. A Mamografia deve ser feita em locais abalizados
Outro problema que prejudica a detecção precoce do câncer de mama é a má qualidade das mamografias feitas no País. Numa pesquisa realizada pelo Inca, 77% dos exames foram rejeitados por problemas técnicos relacionados à qualidade da imagem, ao posicionamento incorreto das pacientes e ao uso inadequado dos equipamentos. O resultado, além de tumores que passam despercebidos e de biópsias desnecessárias, é o aumento do número de mamografias que precisam ser refeitas. Na tentativa de combater o problema, o Colégio Brasileiro de Radiologia, em parceria com o Inca e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, criou em 2005, um programa de certificação de mamógrafos, que conta com o apoio da Femama e do Instituto Avon – mas ainda são muito poucos.


9. Câncer de mama não atinge só as mulheres
Estamos acostumados a associar o câncer de mama apenas às mulheres, no entanto, apesar de o número de homens atingidos pela doença ser bem inferior (apenas 1% de todos os casos), é bom ficarem atentos principalmente, homens que possuam histórico de câncer na família.

10. Leis que amparam os pacientes
Alguns exemplos:
- Saque do FGTS e PIS quando titular ou dependentes sofram da doença;
- Reconstrução da mama através do SUS;
- Compra de veículo isento de IPI, ICMS e IPVA;
- Passe livre nos transportes públicos;
- Quitação do imóvel pelo SFH nos casos de invalidez permanente comprovada;
É necessário informar-se corretamente quanto a isso.



SERVIÇO


PROGRAMAÇÃO “OUTUBRO ROSA”


04/10 - 20h – Jantar Beneficente no Castelo de Itaipava
05/10 - 10h – entrega de folhetos informativos no Calçadão do Cenip
09/10 – 14h – Palestra PFS Vila Saúde
10/10 - 14h – Desfile Projeto Maturidade no Petropolitano F.C.
16/10 - 08h30 – Palestra com funcionários da Comdep
16/10 - 15h30 – Capacitação de agentes de Saúdo no PSF da Estrada da Saudade
17/10 – 14h – Palestra no Bramil Itamarati
17/10 – 16h – Palestra no Bramil Itamarati
18/10 – 8h – Palestra no PSF do Alto da Serra
18/10 – 14h – Palestra Bramil Itaipava
18/10 – 16h – Palestra Bramil Itaipava
19/10 – Dia da Beleza no Centro de Referência da Mulher
19/10 - 14h – Palestra no PSF do Castelo na Capela São João Batista
20/10 - 09h – Palestra e evento na FASE (Barão do Rio Branco)
23/10 – 9h – Palestra Fábrica de Telas Claveri
23/10 – 14h – Palestra PSF Jardim Salvador
24/10 – 9h - Palestra Fábrica de Telas Claveri
27/10 - 14h – Caminhada “Saúde da Mama, uma nova caminhada” com saída da Catedral São Pedro de Alcântara.



Nenhum comentário:

Postar um comentário