quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA LABORATÓRIO INTERNACIONAL DE CINEMA E TEATRO

Será realizado do dia 1 a 9 de dezembro o Laboratório Internacional de Cinema e Teatro com o grupo teatral italiano "Teatro Due Mondi" no Palácio Rio Negro. As inscrições estão abertas para participantes de 18 a 28 anos de idade e podem ser feitas no local, com Gisele, de 9h às 12h e 13h às 18h. Mais informações pelos telefones: 2246-2423 e 2246-2378.


Alberto Grilli - Diretor do Teatro Due Mondi

Co-fundador e diretor do Teatro Due Mondi, desde 1979 se ocupa de todas as realizações do grupo, que em mais de 30 anos de atividade se apresentou no palco e nas ruas de mais de 30 países, inventando um teatro que une a magia do artesanato cênico na concretude da contemporaneidade, reapresentada através de Garcia Marquez, Bertold Brecht, George Orwell e Alfred Jarry, das fábulas infantis e do cancioneiro popular. Sempre realizou laboratórios, cursos e seminários especializados, formando numerosos jovens, educadores e profissionais do setor cultural, na Europa e na América do Sul, tanto no universo da escola como em outros contextos (comunidades e centros sociais). Nos anos mais recentes se empenhou na condução de laboratórios destinados a “nãoatores”, pessoas interessadas a elaborar, através da linguagem teatral, momentos de reflexão e informação sobre temas importantes da atualidade social: os direitos à cidadania, os direitos das minorias e o direito ao trabalho. Em conjunto com seus companheiros de grupo pratica um teatro político e visionárioque coloca no centro do trabalho o ator e o espectador, fundado sobre uma autodidáticapermanente e ao ensino da autonomia, do rigor e da resistência. Busca trabalhar diretamente com as pessoas, sejam alunos de oficinas ou publicoculturalmente heterogêneo, instituições públicas e sem fins lucrativos, demonstrando a suacapacidade em lidar com contextos sociais problemáticos, em trabalhar com grupos de pessoas de diversos extratos sócio-culturais e diferentes origens étnicas, assumindo uma posição naqual a comunicação com o outro e uma abordagem de inclusão adquire um papel chave naorientação do grupo.

Para este laboratório estarão presentes os atores: Angela Pezzi, Renato Valmori, Maria Regosa, Tanja Horstmann, Monica Camporesi, Andrea Valdinocci, Denis Campitelli.

Flávio Kactuz - Pesquisador e professor de cinema (PUC-rio) doutorando em estudos fílmicos (Univ Coimbra)

É historiador, professor e pesquisador de Cinema e Teatro. Iniciou-se profissionalmente como ator de teatro em 1982, atuando em espetáculos dirigidos por Aderbal Freire-Filho, Alcione Araújo e João das Neves. Participou das oficinas de Eugenio Barba(Odin Teatret), Pino di Buduo (Teatro Potlach) e Mario Barzaghi. Entre 1987 e 1988 estagiouno Teatro Potlach em Fara Sabina, Itália. Entre 1989 e 1995 dirigiu o grupo teatral Oikoveva. Em 1995 viajou para a Ásia onde permaneceu por 4 meses na ilha de Bali, na Indonésia, estudando o Teatro e o Canto Clássico Balinês. Os estudos de Topeng o levaram a Paris para um curso com I Made Djimat e Cristina Wistari na ARTA (Association de Recherche desTraditions de l'Acteur) Sua trajetória em Cinema teve inicio em 2001 quando criou e dirigiu o CATAC (Centrode Antropologia do Teatro e Antropofagia do Cinema) na cidade de Rio Branco, na regiãonorte amazônica brasileira, onde permaneceu por 5 anos organizando várias mostras de Cinema com retrospectivas de Glauber Rocha, Ana Carolina e Nelson Pereira dos Santos,criando vídeos e espetáculos e organizando o livro ‘Daqui onde estou dá pra ver o Brasil’. Retornou ao Rio de Janeiro em 2006 para inaugurar a sala de Cinema do Museu Imperial de Petrópolis e cursar o Mestrado de Comunicação Social da PUC-Rio. Atualmente esta cursando o doutorado em Estudos Fílmicos da Universidade de Coimbra e participa como professor e pesquisador de um grupo de pós-graduação da PUC-Rio dando aulas de história e prática de cinema para moradores de favelas na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário