quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ALUNOS DA UCP PARTICIPAM DE CONGRESSO ACADÊMICO SOBRE DEFESA NACIONAL

Cinco alunos do curso de Relações Internacionais da UCP foram selecionados para participar do IX Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional, realizado no final de outubro na Academia da Força Aérea de Pirassununga - SP: Pedro Giardini, Ricardo Marques, Silvia Chimelli, Augusto Tonnel e Paula Botelho foram acompanhados pelo coordenador do curso, professor Otaviani Luciano Souza. O tema foi: "Reforma do Conselho de Segurança como Objetivo de Política Externa: Implicações para o Poder Militar". Eles tiveram o artigo selecionado para apresentação junto de mais outras 33 universidades brasileiras e puderam conversar inclusive com o Ministro da Defesa, Nelson Amorim.

“Os alunos puderam se preparar para conduzir a apresentação de um artigo científico, em um congresso nacional onde estavam presentes 33 universidades brasileiras, algumas delas dentre as maiores do país, como USP, UnB, PUC-Rio, UFRJ e muitas outras. Essa experiência foi de grande valia para a aprendizagem e a experiência acadêmica. Durante o Congresso, houve debates e alguns deles participaram apresentando suas ideias. Além disso, eles tiveram a oportunidade de assistir palestras proferidas por professores conhecidos nos meios acadêmicos ou na mídia, além de autoridades da República, como o Ministro da Defesa. Vale destacar que esses alunos nunca tinham participado de um congresso nacional, pela dificuldade de deslocamento e outras, tendo esse aspecto sido facilitado pelo apoio e patrocínio do próprio Ministério da Defesa”, ressaltou o professor Otaviani.

O Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional acontece anualmente e foi criado para promover o debate e a construção da defesa, além de estimular a interação entre as escolas militares e as instituições e ensino superior civis. Alunos e professores das universidades brasileiras que têm seus artigos aprovados, são custeados pela organização do congresso para debater os problemas mais relevantes na área de segurança e para contribuir para a cultura de defesa no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário