segunda-feira, 19 de novembro de 2012

FEIJOADA DA IMACULADA CONCEIÇÃO NO ESPAÇO TERRA SANTA

Sábado, dia 08 de dezembro, a partir das 12h30 o Centro Educacional Terra Santa promove Feijoada da Imaculada Conceição no Espaço Terra Santa/ Salão Felicidade.

A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

Em comemoração ao dia da Imaculada Conceição, Nossa Senhora que é a padroeira da Comunidade que faz parte da Paróquia de Santa Clara e que está ao lado do Centro Educacional Terra Santa, um grande almoço festivo para lembrar a data.

No menu arroz, feijoada, couve, farofa, laranja, que serão preparados pela cozinheira Rosângela que chefiou a cozinha do Terra Santa por mais de 10 anos e que sabe exatamente o tempero necessário para fazer do almoço um grande sucesso.

De acordo com os ditos populares a feijoada é a mais típica entre todas as iguarias que compõem o rico universo gastronômico brasileiro e é um legado do país criado pelos negros escravos. De acordo com o relato mais conhecido em todo o país o delicioso prato teria surgido a partir do repúdio dos portugueses pelas partes menos nobres dos porcos, como as orelhas, rabos ou pés, que tendo sido rejeitados, eram então cedidos aos moradores das senzalas, os escravos.

A alimentação dos escravos, por sua vez, era escassa e composta basicamente por cereais como o feijão ou o milho. A esses elementos básicos eram acrescidos os temperos tão tradicionais na história ancestral dos povos africanos que foram para cá trazidos nos navios negreiros e também a farinha de mandioca.

De posse de todos esses ingredientes comuns no cotidiano e reforçados pela irregular doação das partes negligenciadas da carne de porco, teriam os escravos resolvido cozinhar tudo ao mesmo tempo com feijão, água, sal e condimentos como pimentas diversas. Essa prática teria resultado no surgimento da feijoada que, aos poucos, teria deixado o habitat específico dos trabalhadores cativos e chegado as Casas Grandes dos senhores de engenho.

O que importa realmente é que essa delicia será servida no Espaço Terra Santa para apenas 250 pessoas, já que os ingressos são limitados.

De acordo com Paulo Sixel, Coordenador do Centro Educacional Terra Santa, “Vale ressaltar que todos os recursos obtidos com a venda dos ingressos, bebidas e sobremesas, serão utilizados para a manutenção dos Projetos Terra Santa e para a reforma dos banheiros que as crianças fazem uso diariamente”.

O Salão Felicidade fica nas dependências do Espaço Terra Santa à Rua Monsenhor Bacelar, 590 - Valparaíso – Petrópolis/ RJ. Os ingressos já estão à venda na Secretaria do Centro Educacional Terra Santa, na Capela da Imaculada Conceição e na Secretaria da Paróquia de Santa Clara, por apenas R$12,00 (doze reais) por pessoa, sendo que crianças até 9 anos não pagam. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2246-1061 e (24) 2242-0525 ou no site www.terrasanta.org.br.

SERVIÇO
Feijoada no Espaço Terra Santa
Salão Felicidade
Data: Sábado, 08 de dezembro de 2012.
Horário: Das 12h30 às 15h
Local: Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1061/ (24) 2242-0525
Menu: Arroz, Feijoada, Couve, Farofa, Laranja.
Ingresso: R$12,00 (doze reais)
Crianças até 9 anos não pagam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário