segunda-feira, 19 de novembro de 2012

FINAL DE SEMANA COM SABOR DE PRÊMIOS NO PETRÓPOLIS GOURMET

Com conceito de reaproveitamento e degustação, os alimentos elaborados foram consumidos no próprio evento

O Petrópolis Gourmet 2012 está chegando ao fim. Nos últimos sábado e domingo do evento, que termina na próxima terça (20), atrações e oficinas lotadas foram a consagração do festival que nasceu há 12 anos, com objetivo de descobrir talentos em comunidades, promover o conhecido polo gastronômico da cidade e trazer excelentes profissionais para ensinar receitas gratuitamente.

Durante os últimos nove dias, foram quase 70 receitas elaboradas por Chefs renomados. Com total conceito de reaproveitamento alimentar, os pratos preparados em todas as atividades foram consumidos dentro dos espaços utilizados (Palácio de Cristal, Shopping Vilarejo e APA Petrópolis), sendo compartilhados com a plateia, na degustação das oficinas, e com a produção do festival, durante os concursos gastronômicos.

No sábado, a APA Petrópolis, um dos espaços do evento, recebeu mais uma oficina do movimento Slow Food, com os Chefs Gustavo Aronovick e Carlos Wagner. “Essas oficinas têm objetivo de promover a produção de alimentos orgânicos da região, priorizando a relação entre sustentabilidade, reaproveitamento e meio ambiente que é o conceito do Slow Food”, explica Gustavo, enfatizando que o evento deixará um fruto permanente, a Feira Eco Solidária que acontece todos os sábados, de 9h às 16h, na sede da APA em Itaipava (Estrada União e Indústria, 9.722, ao lado do Corpo de Bombeiros).

Entre pães, fetuccines, nhoques, compotas e sacolés, todas as receitas foram aplaudidas pela plateia presente no Palácio de Cristal. Márcia Barbosa, Chef do Programa “Mais Você”, entrou em cena no encerramento de sábado, ensinando a influência da culinária italiana no sudeste, com o “tomate” protagonizando receitas salgadas e doces. Na correria da profissão, a culinarista veio à cidade rapidamente, mas prometeu voltar. “Tenho uma festa para realizar no Rio hoje, mas quero voltar nos próximos dias para visitar as famosas Cervejarias de Petrópolis”, ressaltou.


No início do domingo, a cozinha da tenda gourmet, do Palácio de Cristal, foi tomada pela final do concurso de pizzaiolos: amadores e profissionais. Na categoria dos iniciantes, o engenheiro petropolitano Marcelo Ratto foi quem faturou um fim de semana em uma pousada de Petrópolis, além de produtos da GI.METAL e Ceraflame, e o pizzaiolo Sergio Trapani, de Duque de Caxias, ganhou o curso de pizzas e pães nas instalações do moinho Le 5 Stagioni, em Padova, na Itália. O concurso foi finalizado com apresentação de pizzas acrobáticas.

O domingo foi encerrado com saborosas receitas. O Chef Fred Tibau, do Programa “Estrelas”, da Rede Globo, elaborou um enroladinho de carne desfiada, com recheio de queijo coalho, e o Chef Ricardo Gonzalez, ensinou diversos Pães de Natal para realizar neste fim de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário