sábado, 12 de janeiro de 2013

DIOCESE DE PETRÓPOLIS DIVULGA NOTA SOBRE OS 2 ANOS DA TRAGÉDIA DAS CHUVAS NA REGIÃO SERRANA

Meus irmãos e minhas irmãs,

Neste dia 12 de janeiro de 2013, quando se completa dois anos da tragédia de 12 de janeiro de 2011, quero manifestar minha solidariedade a todas as pessoas vítimas das chuvas. Hoje, como Bispo Diocesano de Petrópolis, Teresópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Magé e Guapimirim, quero reafirmar o compromisso da Diocese em continuar atuando, através dos agentes de pastorais e lideranças católicas, junto aos poderes públicos, para que as famílias sejam atendidas, e que medidas de prevenção sejam tomadas para evitar novas tragédias.

Em janeiro de 2011 era bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador e acompanhei toda tragédia pela imprensa. Naquele momento, eu os irmãos nordestinos, nos colocamos em oração por todas as famílias da Região Serrana.

Neste momento, como Bispo Diocesano, e ainda tomando ciência dos trabalhos realizados pela Diocese ao longo deste período, quero ressaltar que chama atenção a solidariedade das pessoas. Sentimento que se mantém vivo em cada um até hoje e que nos estimula a continuar nosso trabalho, seguindo os ensinamentos de Cristo, através das pastorais sociais e do Projeto Presença Samaritana, que muito atuou em Teresópolis.

Se de um lado a solidariedade chama atenção, do outro, manifesto minha preocupação com as informações que chegam sobre a demora na construção de casas para as famílias atingidas pela chuva em janeiro de 2011. Seja qual for o motivo da demora, os problemas precisam ser superados e o poder público precisa garantir este direito às famílias, assim como toda infraestrutura básica para que voltem a viver com dignidade.

Nestes dois anos a Diocese teve um papel fundamental, no entanto, todo empenho dos sacerdotes, dos agentes pastorais, e do meu antecessor, Dom Filippo Santoro, e do Monsenhor Paulo Daher não foram suficientes para superar a burocracia e inércia do poder público. A partir das audiências públicas em 2011, promovidas pela Diocese, surgiu em Petrópolis o movimento Frente Pró Petrópolis.

Este movimento surgiu com o compromisso de discutir o planejamento da Cidade, com vistas à elaboração de uma política pública para retirada das famílias das áreas de risco e cobrar das autoridades o atendimento as famílias vítimas das chuvas. Por iniciativa da Diocese, com objetivo de atender as vítimas, principalmente em Teresópolis, foi criado o Projeto Presença Samaritana, que também atuou em São José do Vale do Rio Preto.

Retomo aqui as palavras do Santo Padre, Bento XVI, na audiência com o corpo diplomático, no Vaticano – “desde o seu início, a Igreja abraça todo o universo e, consequentemente, cada povo, cada cultura e tradição. Tal orientação não constitui uma ingerência na vida das diversas sociedades, mas serve para iluminar a reta consciência dos seus cidadãos e convidá-los a trabalhar pelo bem de cada pessoa e o progresso do gênero humano” – para afirmar a todos os irmãos e irmãs e aos poderes constituídos – Executivo e Legislativo – que a Diocese estará atuando, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, na busca do bem comum e da vida digna para todo ser humano, imagem e semelhança de um Deus vivo e presente na história.

Dom Gregório Paixão
Bispo da Diocese de Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário