terça-feira, 22 de janeiro de 2013

EXERCÍCIOS FÍSICOS E DIETA BALANCEADA AUXILIAM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER

Comer frutas, legumes e verduras podem evitar 19% dos casos da doença

Mais que auxiliar na perda de peso, um cardápio saudável pode prevenir o surgimento do câncer. É o que informou um relatório lançado em 2012 pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), no relatório "Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, Alimentação, Nutrição e Atividade Física”. A pesquisa mostra que a combinação de uma alimentação com atividade física é responsável pelo controle de 19% dos casos da doença no Brasil. Seguindo essa rotina, o percentual de prevenção para tumores de boca, laringe e faringe chega a 63%, seguido de esôfago com 60%, endométrio com 52%, estômago com 41% e intestino grosso (colorretal) com 37%.

O câncer acontece quando as células que se alteram, invadem os tecidos vizinhos. De acordo com a oncologista Dra. Carla Ismael, que é presidente da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia e faz parte do corpo clínico do Centro de Terapia Oncológica (CTO), a doença ainda assusta muito a população. “Antigamente não existiam grandes tratamentos, apenas cirurgia e posteriormente, radioterapia. Com o advento da quimioterapia e dos novos medicamentos chamados “inteligentes”, este cenário mudou com a cura para inúmeros tipos de câncer. A população, porém, continua com medo e isso precisa mudar. Precisamos falar mais a palavra câncer para perdermos o medo”, afirma.

Atualmente, 10% da população é acometida por algum tipo de câncer. De acordo com a Dra. Carla, não existe um tratamento preventivo, mas existem atitudes e exames que podem prevenir e diagnosticar precocemente a doença. “Fazendo exames atuais de mamografia e preventivos do câncer de útero para mulheres, colonoscopia a partir de 50 anos para todos e PSA a partir de 60 para homens. Dentre outras alternativas, estão: ginástica, exercícios aeróbicos, natação, caminhada, corrida e, claro, manter uma alimentação saudável.”

Entre os alimentos mais indicados estão fibras, vegetais e frutas, evitando sempre as frituras. Os componentes presentes em frutas, legumes e verduras protegem as células contra agressões. O DNA tem um mecanismo próprio de reparação de defeitos e pode se autoconsertar quando encontra um agente agressor. Quando a pessoa tem uma alimentação adequada, esse conserto é feito mais rápido, impedindo que as células defeituosas se multipliquem. Dentre as substâncias anticerígenas, se destacam o licopeno, presente em tomate, goiaba e melancia. O agrião é rico em isotiocianato, ativado durante a mastigação. Nesse caso, o ideal é cozinhar o vegetal em uma panela de plástico, pois o metal oxida esse componente. Já o espinafre e os alimentos alaranjados, como mamão e cenoura, contêm carotenóides.

Leguminosos e alimentos integrais, como feijão, grão de bico e lentilha são ricos em fibras, que também são anticancerígenas. Todos os dias o intestino produz fatores cancerígenos, mas quando o órgão funciona regularmente, também é possível eliminar esses compostos nocivos. As fibras ajudam a manter o intestino regulado, evitando o aparecimento de câncer nessa região.

Outra dica importante é praticar atividades físicas em geral, fugindo do sedentarismo. “O câncer é uma doença curável se diagnosticada precocemente em 100% dos casos. Não tenha medo de procurar o médico se notar alguma coisa diferente em seu organismo”, indica a médica.

ALIMENTOS E SUA IMPORTÂNCIA

Licopeno – possui uma substância com propriedades antioxidantes encontrado em frutas e vegetais e extremamente benéfico à saúde. A cor vermelha dos alimentos já é uma de suas características. Na mesa dos brasileiros existem diversos alimentos saborosos e ricos em licopeno como: tomate, morango, pimenta vermelha, melancia, cereja, rabanete, pimentão vermelho e goiaba.

Carotenoides - são pigmentos naturais amplamente encontrados na natureza, responsáveis pela coloração que vai do amarelo ao vermelho. Eles estão presentes em algumas espécies vegetais (flores, frutas, verduras e raízes), na corrente sanguínea e em tecidos humanos. Entre suas funções estão atividade antioxidante, diminuição do risco de doenças degenerativas e câncer. Entretanto, o que mais chama a atenção dos cientistas é a capacidade que alguns carotenoides apresentam de converter-se em vitamina A no organismo.

Fibras - reduzem o estrogênio que perambula pelo sangue, prejudicando a ação de uma enzima responsável por quebrar o hormônio para facilitar sua absorção. Assim, boa parte dele vai embora junto com as fezes. Em pesquisas, tanto as fibras solúveis como as insolúveis causaram esse efeito. Outro hormônio intimamente relacionado ao câncer de mama é a insulina, responsável pela glicose dentro das células. Elas retardam o esvaziamento gástrico, deixando o estômago cheio por mais tempo, o que torna a absorção de açúcar mais lenta. Diante disso, não há necessidade de ter um monte de insulina circulando.

CTO – Centro de Terapia Oncológica
Rua Dr. Sá Earp, 309
Centro – Petrópolis/ RJ
(24) 2244-2005

Sociedade Franco Brasileiro de Oncologia
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1.059 - Gr.601
Copacabana, Rio de Janeiro/ RJ
(21) 2247-7874/ (21) 7899-8728

Nenhum comentário:

Postar um comentário