sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A VOLTA DA CÂMARA NAS COMUNIDADES - TEXTO DE PAULO IGOR

Em um momento em que a sociedade, descrente de seus representantes, espera pela resposta urgente de nos vereadores, sinto uma grande alegria em retomar um dos projetos que teve maior participação e aceitação popular, dentro da Câmara Municipal de Petrópolis instituído no mandato do então vereador Paulo Mustrangi, na legislatura de 2001-2004.

Recentemente, saiu no Diário Oficial da Câmara Municipal de Petrópolis o detalhamento do projeto “Câmara nas Comunidades”. Esse é um projeto muito especial para a nossa Casa. É o momento de em vez de receber a comunidade em nosso Palácio Amarelo irmos até as comunidades e checar in loco os problemas de cada lugar. Essa aproximação é condição para que nossos mandatos sejam, de verdade, um reflexo do que o povo precisa.

Inúmeros são os benefícios de ir até onde a população está. As comunidades é um terreno fértil para colheita de demandas e reclamações. Afinal de contas, quem melhor que o cidadão de determinado lugar para saber os problemas a serem enfrentados e solucionados?

Outra questão é o verdadeiro papel do poder legislativo. Muita confusão é feita entre os poderes, especialmente entre o legislativo e o executivo. Essa é mais uma oportunidade de mostrar aos cidadãos o que podemos fazer por eles e nossas limitações.

Esta é na minha opinião uma legislatura em que os representantes do povo estão empenhados em exercitar a proximidade com a população e a transparência de nossa gestão e de nossos atos. É por esse motivo que realizaremos sessões fora de nossa sede, uma vez por mês, sempre às quartas-feiras, às 19 horas. Acreditamos que esse é o horário ideal para essas sessões, pois o trabalhador já estará perto de casa, evitando que ele precise faltar compromissos à tarde ou o deslocamento até centro da cidade para assistir a sessão.

As sessões funcionam da mesma maneira como se estivessem na Câmara todos os limites de duração do Regimento Interno da Casa. Ainda nos editais de convocação dessas sessões constará a matéria a ser discutida e votada, porém terá prioridade a matéria de interesse específico da comunidade escolhida.

Estamos vivendo um momento histórico dentro do Palácio Amarelo onde todo o representante do povo tem espaço para discutir seus projetos independente da sigla partidária e com uma participação jamais vista nas diversas Comissões. Percebo a cada dia, uma vontade muito grande de honrar todos os votos recebidos. Acho que retomada deste projeto tão aplaudido pela comunidade, vem somar ainda mais com nosso trabalho.

A primeira sessão da Câmara na Comunidade vai ser indicada pelo vereador Anderson Juliano (PT), respeitando a ordem alfabética dos vereadores e acontece na terceira quarta do mês de Março, com local ainda a ser confirmado.


Vereador Paulo Igor
Presidente do Poder Legislativo Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário