segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

BIBLIOTECA INFANTIL DO MUSEU IMPERIAL REALIZA ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA CRIANÇAS

Em março, a Biblioteca Infantil Rocambole (Museu Imperial/Ibram) preparou uma programação extensa para comemorar o Dia Nacional da Música Clássica, o Dia dos Animais, o Dia Internacional da Mulher, o Dia do Circo, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial e o Dia Internacional da Síndrome de Down. Ao longo do mês, acontecem contações de história e oficinas criativas.

A primeira atividade será no dia 06, às 14h30. Comemorando o Dia dos Animais, será feita a contação do livro “Elefantes nunca esquecem!”, de Anushka Ravishankar, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. A autora utiliza frases curtas e certeiras que se movimentam com as ilustrações em preto e branco. O enredo explora o senso de amizade, respeito e lealdade quando uma manada de búfalos adota um filhote de elefante e o aceita como membro da família. A atividade acontece novamente no dia 20, no mesmo horário.


No dia 07, às 14h30, serão celebrados os dias da Música Clássica e da Mulher com a contação do livro “Chiquinha Gonzaga”(Coleção Crianças Famosas), de Edinha Diniz. A leitura será acompanhada da introdução de algumas composições de autoria de Chiquinha Gonzaga e oficina criativa a partir do contexto da obra literária.

A temática da Síndrome de Down será abordada com a obra “Meu amigo down”, de Cláudia Werneck, em 13 de março, às 14h30. O livro tem como objetivo levantar a discussão em torno das diferenças individuais. A história é narrada por um menino que não entende bem por que seu amigo com Síndrome de Down enfrenta situações tão delicadas na vida em sociedade. E até em família. Após a leitura, as crianças poderão explorar o acervo da biblioteca.

No dia 14, o Dia Internacional contra a Discriminação Racial será lembrado com o livro “Minha família colorida”, de Georgina Martins. Com início às 14h30, a contação será seguida de oficina criativa. A obra narra a história de Ângelo, que tem um irmão de cabelos lisos, outro de cabelos encaracolados, uma mãe de pele branca e uma avó que é negra. Por que todo mundo é diferente? E como todos fazem parte da mesma família, já que quase ninguém se parece? O leitor vai descobrir junto com Ângelo que, muitas vezes, nossas raízes vêm de longe.

O Dia do Circo será comemorado com a contação do livro “O palhaço Biduim”, de Bia Bedran, seguida de oficina criativa com base na temática do circo e seu principal personagem: o palhaço. Com uma linguagem repleta de musicalidade, a autora mostra às crianças que a felicidade não depende de fama e dinheiro, e está presente nas coisas mais simples. A atividade será no dia 21, às 14h30.

Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (24) 2245-7735, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

A Biblioteca Rocambole funciona às terças-feiras, das 14h às 17h, e de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. De quarta a sexta, na parte da tarde, o espaço abre para as atividades escolares agendadas. Seu acervo é composto por mais de 500 títulos, entre os quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.

SERVIÇOS
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça-feira, das 14h às 17h; de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário