quarta-feira, 27 de março de 2013

PROJETO DE LEI PREVÊ SEMÁFOROS SONOROS EM PETRÓPOLIS

O vereador Maurinho Branco (PTC) protocolou ontem na Câmara Municipal de Petrópolis um Projeto de Lei que obriga os semáforos de vias movimentadas da cidade a terem um sinal sonoro suave e sem estridência, além de faixas de pedestres com uma textura diferente como formas de auxiliar portadores de deficiência visual a realizarem a travessia. Essa tecnologia é chamada de semáforos sonoros.

Para o vereador Maurinho Branco, “A implantação dos semáforos sonoros representará uma conquista, sendo parte de uma série de ações e direitos previstos por políticas de acessibilidade que precisam ser implementadas em nossa cidade”. E completa, “sem dúvida, uma antiga reivindicação de familiares de deficientes visuais e deles próprios, além de pedagogos e gestores educacionais que vêem essa medida como mais uma forma de aumentar a autonomia dessas pessoas”. A instalação dos dispositivos sonoros terá como prioridade locais próximos a bancos, farmácias e escolas, segundo o projeto de lei.

Caso a lei seja aprovada, Petrópolis finalmente se adequa à Lei Federal 10.098/00, que estabelece que semáforos para pedestres instalados nas vias públicas devem estar equipados com mecanismo que emita sinal sonoro suave, intermitente e sem estridência, ou com mecanismo alternativo, que sirva de guia ou orientação para a travessia de pessoas portadoras de deficiência visual, se a intensidade de fluxo de veículos e a periculosidade assim determinarem. Além da legislação federal, há determinações semelhantes na Constituição Estadual e no Código Brasileiro de Trânsito.

A Lei prevê como prazo de instalação dessa nova ferramenta trinta meses e a realização de uma campanha educativa com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres. A lei segue para tramitação nas Comissões da Casa e, em breve, será votada em Plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário