sábado, 20 de abril de 2013

14° SARAU DA CONFRARIA SERÁ NA PRÓXIMA QUARTA

A Confraria da Poesia Informal, intimamente chamada de CPI por seus participantes, vai estar realizando na próxima quarta-feira, dia 24 de abril às 19h, no Estúdio S de Música (Rua Quissamã, 120), o 14º Sarau.

Com evento intitulado ALDEIA CONFRARIA, as reflexões estampadas nos varais de poesia e nas diversas exposições farão uma alusão aos infelizes episódios vivenciados pelos índios na Aldeia Maracanã e ao total desrespeito que ronda essa realidade em todo o Brasil.

Fundado em agosto de 2011 pela poetisa, pedagoga e produtora cultural Catarina Maul, o grupo conta com mais de 250 membros, espalhados por todo o Brasil, com alguns no exterior. Seu blog www.confrariadapoesiainformal.blogspot.com.br já atingiu a marca dos 130 mil acessos.

Os desafios se dão com o lançamento de temáticas no grupo estabelecido e fechado no Facebook. A partir do tema, membros de todo o país publicam suas poesias em diferentes linguagens. As poesias dos desafios é que alimentam o blog, já conhecido entre leitores de poesia, pela diversidade de poetas e estilos que apresenta.

O evento que é gratuito também conta com a parte musical. Para esse evento, quem sobe a Serra é a banda carioca OS MAYAS, com seu som arrojado, autoral, de estilo muito próprio.Exposições também colorem o evento. Estarão lá vários expositores, além do Grupo Tomate Seco, que reúne vários poetas em torno de uma literatura urbana.

A Confraria da Poesia Informal tem se dedicado, além da realização de seus eventos mensais, à participação e exposição em outros projetos e festivais, e se mobiliza para um voo maior: o lançamento de sua 1ª Antologia na Bienal do Rio de Janeiro, no segundo semestre.

Para Catarina Maul, também presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni (biênio 2013 e 2014), a informalidade da Confraria é o que comove e agrega, pois protegidos pela condição do próprio grupo do projeto, os poetas chegam, declamam, expõem suas criações, sem medo do crivo, do julgamento.

Mas isso não diminui a qualidade dos participantes. Há muitos poetas renomados, premiados e produtores de iniciativas determinantes para a poesia atual, que orgulham-se e participam assiduamente das atividades da Confraria.

Os saraus têm uma dinâmica diversificada, apresentando declamações, microfone aberto, varais poéticos, exposições, além de música e performances teatrais, quando aparecem voluntários dessa área. A entrada é gratuita. Para conhecer mais: www.confrariadapoesiainformal.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário