quinta-feira, 25 de abril de 2013

BERNARDO ROSSI QUER PETRÓPOLIS COMO A "CAPITAL ESTADUAL DO CANTO CORAL"

Petrópolis é conhecida internacionalmente pela sua história intrinsecamente ligada à cultura do país e uma das principais tradições da Cidade Imperial é o canto coral. Mais de 40 corais em atividade e a expectativa deste número dobrar em pouco anos levaram o deputado petropolitano Bernardo Rossi, líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a apresentar projeto de lei oficializando Petrópolis como "Capital Estadual do Canto Coral".

Os Canarinhos de Petrópolis, conhecidos mundialmente e o mais antigo coro de meninos em atividade no Brasil, encabeça uma lista que tem nomes igualmente de destaque no cenário internacional do canto coral: Meninas Cantoras de Petrópolis, Coral da Universidade Católica de Petrópolis, Coral de Petrópolis e Jovens Princesas de Petrópolis. "Só estes nomes já justificaram o projeto, mas Petrópolis tem muito mais. São mais de 40 coros que perfazem mais de mil vozes e todos em atividade em apresentações na cidade, muitas graciosamente e inúmeros concertos fora de Petrópolis que só elevam o nome da cidade e trazem retorno ao turismo, sobretudo o cultural", explica Bernardo Rossi.

O parlamentar aponta ainda a iniciativa do projeto Canta Petrópolis que pretende formar dezenas de coros em escolas municipais. O coro modelo, chamado Dó Ré Mi, já divulga o projeto. Ele tem como madrinha a cantora italiana Mafalda Minozzi e está em campanha para uma turnê nacional. "Petrópolis, com mais este projeto, já tem tudo para ser a capital estadual dos canto coral. Esse título vai figurar em toda a publicidade que o governo estadual fizer na divulgação do turismo e cultura do Rio e pode ser a porta de entrada de aporte financeiro público e privado para financiar projetos", completa Bernardo Rossi.

Ao mesmo tempo, o projeto pretende resgatar parte importante da história da cidade. A Sociedade Coral Concórdia, fundada em 1863, é a mais antiga agremiação do país e fundou o primeiro coro que fazia apresentações para Dom Pedro II e a corte e que se manteve em atividade até 1936. O projeto tramita na Alerj com pedido de urgência. "Entendemos que todo esforço para alavancar o turismo da cidade tem de ser colocado em prática. A intenção é que ele seja votado logo para que já nos próximos materiais de divulgação Petrópolis apareça com a chancela Capital Estadual do Canto Coral", completa Bernardo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário