sexta-feira, 19 de abril de 2013

CÂMARA NAS COMUNIDADES VOLTA COM PLATEIA LOTADA

Mais de cem pessoas lotaram a sede do Esporte Clube Dom Pedro, na noite da última quinta-feira, 18 de abril, na sessão que a Câmara Municipal realizou no bairro do Siméria. Os quinze vereadores estavam presentes. O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Rafael Simão, também estava na sessão. O bairro foi escolhido pelo vereador Anderson Juliano (PT).

O vereador Anderson destacou a importância da volta desse projeto, “significa a Câmara Municipal mais próxima do povo. Estamos todos aqui, vereadores e staff, para ouvir a população. Gostaria de deixar claro que vereadores não colocam asfalto, não constroem escolas, não criam Postos de Saúde, mas tem como obrigação levar essas demandas para o Executivo. E assim, trabalhando todos juntos, podemos fazer uma cidade melhor”.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Paulo Igor (PMDB), explicou aos presentes que a sessão seria exatamente como aquelas do Palácio Amarelo e reiterou a importância de a população conhecer o papel do vereador na cidade, “é extremamente importante para a população entender o que faz o vereador, o que faz o prefeito e esclarecer o papel de cada poder público”.

Paulo Igor, também aproveitou para informar que o BNDES liberou uma linha de crédito de 650 milhões de reais para os empresários petropolitanos que tiveram prejuízos nas tragédias com as chuvas, para quem trabalha no setor do turismo e tem sofrido perdas ultimamente e também para aqueles que têm interesse em crescer em seus negócios. Segundo Paulo Igor, “são boas as condições de empréstimo. Os juros são de 5,5% ao ano, ou seja, menores que os rendimentos de uma poupança e uma carência de até dois anos para começar a pagar”.

Durante a semana, foram espalhadas diversas caixas de sugestões pela região que foram entregues aos vereadores e transformarão esses pedidos em indicações ao Executivo Municipal. Entre as sugestões constam o aumento do número de ônibus nos horários de pico, aumento no tempo de funcionamento das creches municipais, melhorias no Caminho da Serrinha, instalação de um consultório dentário público na região, troca dos transformadores da região e a volta da organização dos garis por bairro.

A solenidade encerrou com o vereador Anderson Juliano entregando moções aos comerciantes da região que são reconhecidos pela qualidade de seus serviços e também para Jorge Constantino, diretor do Clube Dom Pedro, que cedeu o espaço para a realização da sessão.

Rua Chile muda de nome
Na sessão realizada na última quinta-feira, no Esporte Clube Dom Pedro, a Câmara Municipal votou uma homenagem a Fernando Fernandes de Lima, servidor da Defesa Civil que perdeu a vida no resgate de vítimas nas chuvas de março desse ano.

Fernando Fernandes de Lima passa a ser o novo nome da antiga Rua Chile. O projeto foi aprovado por aclamação sob forte salva de palmas. Para o presidente da Casa, vereador Paulo Igor (PMDB), “a alteração do nome da Rua Chile para Rua Fernando Fernandes de Lima é uma homenagem, porém pequena se comparação ao tamanho da dedicação dele na Defesa Civil de nossa cidade”.

Vetos do projeto que cria Secretaria de Defesa Civil são mantidos
A reunião da Câmara Municipal, realizada na última quinta-feira, 18 de abril, no Siméria, incluiu na votação os vetos realizados pelo Executivo Municipal no projeto de lei que cria a Secretaria Municipal de Defesa Civil.

Os vetos do prefeito foram mantidos pelos vereadores, e dessa maneira, os cargos criados para a nova secretaria serão cargos de confiança até a realização do concurso público, quando os técnicos aprovados serão funcionários de carreira.

O futuro secretário da Defesa Civil do Município, tenente-coronel Rafael Simão, presente na reunião, afirmou em seu discurso de agradecimento que “hoje a Câmara Municipal dá um exemplo em como é importante os poderes trabalharem em harmonia e de forma integrada. Gostaria de destacar que a Câmara ouviu a Defesa Civil durante todo o processo. Gostaria também de agradecer à minha incansável equipe de colaboradores”.

O vereador Reinaldo Meirelles (PTB) registrou que “essa Secretaria tem o papel de trazer prevenção e orientação para a nossa cidade. Além de esforços para evitar que novas tragédias aconteçam em nossa cidade. Tenho certeza que o secretário Simão não medirá esforços para garantir a nossa segurança”.

O projeto deve ser publicado em Diário Oficial da Prefeitura nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário