sexta-feira, 14 de junho de 2013

AUMENTA O INTERESSE DOS HOMENS PELO PILATES

Além do equilíbrio, flexibilidade e resistência, outro benefício é a melhora na atividade sexual

Durante muito tempo, a técnica de exercícios do Pilates era visto apenas como feminino, devido às posições, por geralmente ser feito em Studios e não em Academias, e ao fato de não estar lidando com pesos, anilhas e todos aqueles aparatos. Os homens acreditam que precisam submeter seus corpos a grandes esforços para se tornarem mais fortes e viris. Mas, conhecendo um pouco mais sobre a modalidade, muitos homens em Petrópolis já estão driblando o preconceito e aderindo a técnica.

O que a maioria não sabe, é que podem conseguir os objetivos praticando o Pilates, com uma grande diferença: preservando as articulações e desenvolvendo seus corpos com equilíbrio. Ele atende às necessidades dos mais diversos tipos de público, independente de sexo, idade ou nível de condicionamento físico, vai sempre existir uma variedade de exercícios e possibilidades de prática, perfeitamente adequada a cada indivíduo.

Geralmente quando os homens pensam em exercícios, o que vem à mente são os pesos, pra quem observa uma aula de Pilates, com movimentos precisos, coordenados e fluidos, leva a crer que se trata de uma atividade fácil, de baixa ou nenhuma exigência e super feminina. Porém, basta realizar tais movimentos para perceber o quanto é difícil controlar a respiração e o centro de força (CORE) durante os exercícios.

De acordo com a Dra. Alessandra Ignácio, fisioterapeuta do Spa do Corpo Studio Pilates e RPG, “os homens tendem a ser menos flexíveis, principalmente na musculatura dos quadris e posterior de coxa, com relação as mulheres. Além disso possuem mais comumente joelhos varos (virados para fora), que pode vir a causar dores e desgastes das cartilagens. Por isso, o Pilates com o trabalho de correção postural são primordiais para eles”, explica.

Dentre os atrativos para os homens, está o fortalecimento dos músculos abdominais, principal razão de interesse, já que o exercício de corpo inteiro se concentra no desenvolvimento dos músculos abdominais, se tornando uma das melhores opções de exercício para esculpir essa área, transformando no famoso “tanquinho”. Feito corretamente, o Pilates vai trabalhar os músculos oblíquos, abdominais superiores e inferiores.

Outro grande benefício do Pilates para os homens está na melhora da vida sexual, da mesma forma que serve para prevenir o câncer de próstata, o corpo vai ficar mais forte de dentro para fora, o assoalho pélvico será mais forte, fazendo com que o praticante melhore sexualmente.

O Pilates é um método com centenas de exercícios executados em aparelhos específicos, que são classificados de básicos a avançados, o número de repetições é sempre baixo e a diversificação dos exercícios é enorme. “Fica difícil classificar qual é o exercício mais difícil para cada aluno, depende muito das características físicas de cada um. Geralmente a evolução acontece através de exercícios que exijam cada vez mais da aplicação dos seis princípios básicos, sobre bases cada vez menores e mais instáveis e com o aumento gradativo dos braços de alavanca.”, afirma a fisioterapeuta.

COISAS QUE OS HOMENS VÃO DESCOBRIR COM O PILATES
1. Uma das coisas que muitos homens gostam no Pilates é que ele ajuda a tonificar os músculos que nunca haviam sido trabalhados antes. Muitos vão descobrir que há mesmo mais músculos do que eles poderiam pensar.
2. É um exercício de condicionamento, é uma forma de treinamento que irá completar qualquer outro tipo de exercício ou esporte que esteja praticando. Pilates concentra no desenvolvimento do núcleo do corpo (CORE), fazendo com que todo o seu corpo se torne mais forte e com mais resistência.
3. Maior flexibilidade, infelizmente, muitos dos exercícios que são projetados para aumentar a flexibilidade são exercícios que são tradicionalmente vistos como sendo para as mulheres. Mas vencendo esse preconceito, o praticante estará seguindo alguns passos grandes.
4. Redução do risco de câncer de próstata. Um dos problemas que os homens enfrentam à medida que envelhecem é o risco de câncer de próstata que tem sido associado, em parte, com a deterioração da musculatura do assoalho pélvico. Homens que praticam Pilates podem adaptar seus treinos para fortalecer esta área do corpo. Este tem o potencial para retardar ou prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata.
5. Vida sexual melhorada. Pela mesma razão que o Pilates ajuda a prevenir o câncer de próstata que tem o potencial de melhorar a vida sexual de um homem. O corpo vai ficar mais forte de dentro para fora, o assoalho pélvico será mais forte o que fará você se sentir melhor sexualmente.
6. Resistência: uma vantagem que não recebe muita atenção é o fato de trabalhar a resistência. Esta é uma parte fundamental na rotina e nas metas de muitos homens.
7. Pilates é um ótimo exercício para a idade. Sabe-se que todos querem ser capazes de continuar a exercer as mesmas coisas que os rapazes quando se tronam mais velhos. Infelizmente, o corpo muda. Muitas formas de exercícios podem se tornar prejudiciais para as articulações à medida que se envelhece. O Pilates é uma forma de exercício de baixo impacto que fortalece o corpo, sem prejudicar as articulações, trabalhando força e melhorando a postura, que são percebidas à medida que se envelhece.

“Derrubando os mitos de que Pilates é só relaxamento ou alongamento e que os exercícios são executados apenas na posição deitada, o Método Pilates é um trabalho corporal completo, onde trabalhamos em todas as posições, ou seja, deitada, sentada, ajoelhada, em pé e em todos os decúbitos, e em situações de grandes desafios, ou seja, bolas, bases instáveis, aparelhos que deslocam de um lado para o outro, desenvolvendo força, flexibilidade, postura, equilíbrio, alongamento, com o máximo de simetria. Portanto homens que queiram melhorar seu desempenho em outras atividades físicas, que estejam com dores devido à má postura no trabalho, corrida, futebol, ciclismo e outros ou que tenham alguma patologia física, procurem o Método Pilates que vai ajudar a desenvolver a conscientização corporal e o desempenho nas várias atividades do dia a dia”, completa a fisioterapeuta.

ATÉ DAVID BECKHMAN ADERIU AO PILATES

O jogador de futebol inglês, conhecido não apenas por suas habilidades em campo, mas por sua beleza, confessou em entrevista a um site que um dos segredos para manter a forma e o tão sonhado abdômen “tanquinho”, está em 1 hora de Pilates por dia.

Para jovens e em forma, é mais difícil a adesão ao Pilates, já que estão na fase mais ativa e forte. Esse grupo geralmente está focado em melhorar a resistência e a performance em ganho de massa muscular. Muitos buscam o método Pilates devido a lesões, busca de equilíbrio e para mudar a rotina de treinamento e usufruir dos benefícios.

Indicado também para homens que perderam grande quantidade de peso e inevitavelmente querem perder a gordura abdominal, ou seja, perderam peso e chegou a hora de tonificar. O Pilates é um complemento perfeito para a perda de peso bem sucedida. O Pilates em combinação com uma dieta balanceada e exercícios cardio respiratórios regulares, pode ser um programa dinâmico e bem sucedido para se livrar da barriguinha incômoda. Afinal, quem não gostaria de ter um corpinho de jogador de futebol ao seu lado?

SERVIÇO
Spa do Corpo Studio Pilates e RPG
Fisioterapeuta: Alessandra Ignácio
Rua Nelson de Sá Earp, nº 95 sala 119
Centro – Petrópolis/ RJ
(24) 2237-4243

Nenhum comentário:

Postar um comentário