sexta-feira, 28 de junho de 2013

BOMTEMPO ABRE AS PORTAS DA PREFEITURA PARA RECEBER MANIFESTANTES

O prefeito Rubens Bomtempo recebeu na noite desta quinta-feira todos os manifestantes da chamada Mobilização Petropolitana e falou da importância do diálogo para garantir uma cidade melhor e a efetiva participação popular. No início desta semana, o prefeito já havia promovido um encontro com a comissão do movimento e considerou o ato histórico.

“Vou sempre manter as portas da Prefeitura abertas e atender a todos. Acho importante que a população se aproprie da cidade para que as políticas públicas para a saúde, educação, habitação e também para as outras áreas sejam construídas em conjunto”, disse o prefeito, que espera que até agosto todos os conselhos municipais sejam deliberativos.

Bomtempo anunciou as medidas que já vem tomando para minimizar o déficit habitacional do município e informou que está em andamento a construção de mais de 1,6 mil casas populares na cidade pelo Programa Minha Casa, Minha Vida nos bairros Carangola e Caetitu, onde esta semana um terreno foi desapropriado pela Prefeitura. O prefeito também citou a recuperação do PAC da Estrada da Saudade, que irá reassentar 164 famílias do bairro e promover uma das maiores intervenções do município.

“Fico muito entusiasmado em perceber que a juventude quer falar e conhecer a política. Os jovens não estão silenciosos e isso só reforça a minha decisão, anos atrás, de me tornar um homem público”, ressaltou o prefeito. Ao falar sobre a importância de garantir a participação popular, Bomtempo também pediu que os manifestantes participem do abaixo assinado do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública - Saúde Mais 10, que tem o objetivo de recolher, em todo o país, um milhão e meio de assinaturas para alterar a Lei Complementar 141 de 13 de janeiro de 2012 e aumentar o repasse de 8 para 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde. A coleta de assinaturas em Petrópolis está acontecendo no calçadão do Cenip, no Centro Histórico.

Durante a manifestação, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) entregou uma pauta de reivindicações do setor. Bomtempo sugeriu que os representantes do grupo também façam parte do segundo encontro com o movimento já agendado para a próxima segunda-feira (1/7) para que os assuntos sejam discutidos com a efetiva participação de todos.

A participação popular é uma das prioridades do atual governo. Já foram promovidas audiências públicas nos bairros Carangola, Independência e Estrada da Saudade. Além disso, o governo compareceu duas vezes à Câmara para prestar contas da gestão da área de saúde e das finanças municipais. Bomtempo também participa diretamente de reuniões de Conselhos Municipais e compareceu no Palácio de Cristal a um grande encontro com diversas lideranças para discutir, principalmente, assuntos ligados à habitação popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário