quinta-feira, 13 de junho de 2013

FESTA JUNINA NO CENTRO EDUCACIONAL TERRA SANTA

Evento é uma grande confraternização dos projetos sociais da instituição

Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações católicas que acontecem em vários países e que são historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão (no hemisfério norte) e de inverno (no hemisfério sul), que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano). Tal festa foi cristianizada na Idade Média, se tornando a Festa de São João. Outros dois santos católicos populares celebrados nesta mesma época São Pedro e São Paulo (no dia 29) e Santo António (no dia 13). Em Portugal, as festas dos 3 santos populares marcam o início das festas de Verão por todo o país.

Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa — Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas também ocorrem em grande escala na Irlanda, na Galiza, em partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.

Em Petrópolis, a festa é espalhada por diversas comunidades de fé, Escolas e clubes e no Centro Educacional Terra Santa tem como missão maior unir os integrantes dos três projetos sociais que compõem as atividades do Terra Santa.

O Projeto Aquarela que nasceu há cerca de dez anos com a finalidade de atender a 90 crianças com idade entre 5 e 10 anos, na parte da tarde, de segunda a sexta-feira, em horário complementar à escola, oferecendo duas refeições diárias. Apoiados na concepção pedagógica do sócio-interacionismo, e na teoria de Lev Vygotsky que trabalha a dialética das interações com o outro e com o meio, como desencadeador do desenvolvimento sócio-cognitivo, e tem a ideia de promover o convívio social tirando das ruas e oferecendo qualidade de vida e educação, dando cor à vida das crianças, trabalhando valores humanos e sociais.

Ao Projeto Cultura Pela Paz, criado em 2005, que tem como meta atingir adolescentes, que muitas vezes se veem como vítima e reprodutora da violência que convive nas ruas e nas residências. Preocupados com essa realidade e com a finalidade de contribuir para uma mudança neste quadro o Centro Educacional Terra Santa já beneficiou mais de 3500 adolescentes e jovens na formação pessoal e profissional.

E também aos integrantes do Projeto Fórmula do Bem Estar que visa provar que é necessário diferencial no atendimento à saúde das pessoas chamadas “Terceira Idade”, permitindo acesso dessas pessoas a recursos terapêuticos preventivos; conscientiza, orienta, estimula e facilita os cuidados com a saúde, amplia a motivação e a disposição para os trabalhos de grupo, facilita a integração das pessoas, contribuindo para minimizar casos de depressão, tão frequentes em idosos.

A Festa Junina do Centro Educacional Terra Santa vai contar com barraquinhas temáticas, música típica, comida variada e gostosa, jogos divertidos e especiais, gente feliz e engraçada e tudo que é cara do período. Informações e toda essa diversão à Rua Monsenhor Bacelar, 590, Valparaíso – Petrópolis/ RJ, ou através do telefone (24) 2242-0525.

SERVIÇO
Festa Junina
Data: Sexta-feira, 14/06/2013
Horário: Das 16h às 22h
Local: Centro Educacional Terra Santa
Rua Monsenhor Bacelar, 590
Valparaíso – Petrópolis/ RJ
(24) 2246-1061/ (24) 2242-0525

Nenhum comentário:

Postar um comentário