quinta-feira, 27 de junho de 2013

FUTURO DAS EMPRESAS É TEMA DE PALESTRA NO THEATRO DOM PEDRO

Consultor Cristiano Lopes falou sobre novo papel de empregadores e empregados

De um jeito divertido e criativo, o consultor Cristiano Lopes explicou, na noite desta quarta-feira, como as empresas podem aproveitar as evoluções do mercado e agirem com ações estratégicas voltadas para o futuro. A palestra contou com o apoio do SICOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis. Temas como atendimento, vendas e motivação também foram tratados no encontro. O Theatro Dom Pedro ficou lotado para conferir a apresentação.

Durante a palestra, Cristiano, citando um estudo da Universidade de Harvard, explicou a diferença entre as empresas do passado, do presente e do futuro. “As empresas do passado tinham o “chefe”, que apenas ordenava, e o “funcionário”, que só fazia uma função”, afirmou. “Hoje, quem está lá em cima tem que ser um gestor, um líder. O líder delega e inspira”, declarou.

Lopes também afirmou que o modelo do antigo funcionário, que faz apenas sua função e não se importa com o desenvolvimento da empresa, também está superado. “Quem trabalha na empresa, hoje, é um colaborador, que ajuda, contribui, faz a crítica dando possibilidades de solução e crescimento para a empresa, em vez de apenas ficar reclamando”, ressaltou.

O palestrante ainda apontou os parâmetros de uma empresa do futuro. “Tanto o empregador quanto os funcionários têm de ser, cada vez mais, empreendedores”, afirmou, dizendo que isso não significa apenas investir em novos negócios. “Empreendedor é quem pensa e faz, e ponto final. Toda empresa tem como fazer com que todos sejam empreendedores. A primeira medida tomada deve ser ouvir as pessoas, saber das necessidades, e isso envolve treinamento, cultura empresarial e o querer das pessoas”, defendeu, destacando que as empresas do futuro têm que ter uma visão holística, trabalhando em grupo.

Ele também destacou o uso da internet e das redes sociais. “Hoje, todos precisam saber lidar e usar as redes sociais. Muitas empresas usam o Facebook, Twitter, Linkedin e outros sites para contratar ou promover. Temos que usar de forma profissional, para difundir conhecimento. Nosso nome é a nossa maior marca, e, hoje, esses perfis são praticamente um currículo”, disse.

Cristiano Lopes é coordenador de mercado na Pós-Graduação do Centro Universitário Newton Paiva, professor da pós-graduação e MBA do SENAC Minas, e já proferiu mais de 850 palestras em todo o Brasil. O palestrante é especialista em Gestão de Marketing, tem MBA em Gestão de Negócios e fez cursos de aprimoramento de Gestão de Empresas e Planejamento Estratégico na Escuela Superior de Las Islas Baleares em Palma de Mallorca, na Espanha.

Lopes já palestrou para entidades e empresas como FIEMG, SESC, montadoras automotivas, operadoras de telefonia e bancos. O evento desta quarta-feira teve o apoio, além do Sicomércio, da Associação da Rua Teresa (Arte), do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, da Prefeitura de Petrópolis e da Fundação de Cultura e Turismo, do Resgate Anjos da Serra, da Gráfica União e do Riverside Park Hotel.

Mais informações sobre eventos e palestras podem ser consultadas pelo Sicomércio, pelo telefone: (24) 2237-0806, pelo e-mail: sicomercio.petropolis2011@gmail.com, na sede, na Rua Irmãos D’Angelo, 48 – coberturas 4 e 6, ou pelo site: www.sicomerciopetropolis.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário